Como estudar para o Enem com videoaulas

As videoaulas podem ser utilizadas para estudar ou revisar conteúdos de diferentes áreas para a prova do Enem
Por Miguel Souza , Lucas Afonso

Notebook aberto em uma mesa onde é possível ver a página do Brasil Escola no YouTube.
As videoaulas podem ser aliadas no processo pedagógico.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As videoaulas podem servir como ferramentas importantes na preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares. Isso porque, de acordo com Ricardo Márcio, coordenador estratégico do pré-vestibular da Oficina do Estudante, os conteúdos das videoaulas são essencialmente específicos.

Sendo assim, os estudantes possuem a possibilidade de estudar um determinado tópico quantas vezes achar necessário. Um exemplo seria uma videoaula destinada para uma dúvida sobre o uso dos porquês. Dessa forma, em vez de assistir a toda uma aula gramatical, o estudante pode consultar uma aula específica sobre um assunto que possui dúvidas.

As videoaulas podem tanto servir como ferramentas complementares às aulas do ensino médio ou cursinho pré-vestibular, como também podem auxiliar aqueles que não possuem condições para cursar um preparatório específico para o Enem.

No que diz respeito ao auxílio no ensino médio, é importante destacar que as videoaulas não substituem as aulas presenciais oferecidas pelas instituições, mas podem ser aliadas no processo pedagógico.

De acordo com o coordenador, do ponto de vista institucional, as videoaulas podem ser utilizadas para reposição de faltas, retomada de conteúdos ou como ferramentas de revisão. Dessa forma, é possível que os próprios professores insiram as videoaulas em seus planejamentos.

Leia também: Dicas valiosas de como estudar para o Enem

Tópicos deste artigo

Videoaulas para o Enem

Já sobre os estudantes que não conseguem cursar preparatório destinado ao Enem e vestibulares, as videoaulas podem fazer parte de uma rotina de estudos aliadas a listas de exercícios, apostilas, simulados e provas antigas.

Para o coordenador do Oficina, a escolha das videoaulas deve levar em consideração alguns critérios:

  • características técnicas;

  • profundidade do conteúdo abordado;

  • qualidade de gravação;

  • adequação da linguagem ao público.

Levando em consideração esses aspectos e visando auxiliar os estudantes, no canal do YouTube do Brasil Escola existem centenas de videoaulas específicas sobre matérias do ensino médio que caem no vestibular, aulas ao vivo, guia de profissões e vídeos diversos sobre temas da atualidade.

Print de página do Brasil Escola no YouTube.
O Brasil Escola possui um canal no YouTube com uma série de videoaulas de diversos temas.

Além do mais, o Brasil Escola também oferece listas de exercícios de diversas disciplinas, simulados para o Enem e para vestibulares e toda uma seção de provas e gabaritos de diversas universidades do ensino.

Videoaulas sobre a redação do Enem

As videoaulas que abordam a produção da redação do Enem podem ser essenciais no processo de estudos e preparação para a redação do maior exame educacional do país.

Entre as temáticas abordadas nesses vídeos sobre a redação do Enem, estão:

Veja na videoaula abaixo cinco passos para fazer uma redação do Enem nota mil:

Videoaulas sobre Matemática para o Enem

As questões de Matemática representam um quinto da nota do Enem. São vários assuntos da disciplina que podem e costumam ser cobrados na avaliação, tais como: Estatística, Geometria Plana e equações de 1º e 2º graus.

O Brasil Escola possui uma série de vídeos especial que contém videoaulas de como aprender conteúdos de Matemática do zero. Confira essas videoaulas aqui

Além desses conteúdos, também é possível assistir explicações sobre funções, álgebra, progressão aritmética, e assuntos específicos de dicas para o Enem nesta página. 

Confira uma videoaula sobre o que resivisar quanto às funções matemáticas para o Enem:

Videoaulas sobre Linguagens para o Enem

Na área de Linguagens os estudantes se deparam com uma diversidade de assuntos que envolvem técnicas de interpretação textual, questões sobre gramática, linguagem, idiomas e literatura.

Confira alguns exemplos de videoaulas sobre a área de Linguagens:

Veja abaixo uma videoaula específica sobre os gêneros literários:

Videoaulas sobre Ciências da Natureza para o Enem

Entre as disciplinas que pertencem a área das Ciências da Natureza estão Física, Biologia e Química.

São diversos assuntos dessas matérias que caem com recorrência no exame, como é o caso de Termodinâmica e Ondulatória (na Física), Ecologia e Genética (na Biologia) e Química Orgânica e propriedades da matéria (na Química).

Confira as playlists do Brasil Escola com dezenas de videoaulas de cada disciplina:

Videoaulas sobre Ciências Humanas para o Enem

Nas questões de Ciências Humanas, os estudantes resolvem temáticas sobre as disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Na Geografia, por exemplo, as questões ambientais, processo de urbanização e climatologia são temas que costumam cair no Enem.

Já na História, temáticas que relacionam aspectos da história brasileira como é o caso da escravização no Brasil, os períodos do Brasil República e Império devem merecer atenção dos estudantes que se preparam para o exame.

Veja as nossas videoaulas de cada uma dessas disciplinas que compõem as Ciências Humanas: