SiSU passa a oferecer vagas em cursos a distância

MEC altera Portaria Normativa que regulamenta o Sistema de Seleção Unificada. Matrícula também poderá ser feita pela internet.

Em 25/05/2020 15h35 , atualizado em 25/05/2020 15h41
Por Adriano Lesme

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25 de maio, uma Portaria alterando o regulamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A principal mudança é a possibilidade das instituições oferecerem vagas em cursos a distância.

Veja aqui a Portaria

Saiba como funciona o SiSU

Até a edição do primeiro semestre de 2020 do SiSU, as instituições públicas de ensino superior não poderiam oferecer vagas em cursos a distância e em cursos que exigem teste de habilidade específica (THE). Agora, o impedimento vale apenas para os cursos que exigem prova de aptidão.

Uma outra mudança trazida pela Portaria é a determinação de que as instituições participantes deverão disponibilizar meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação exigida para a matrícula. Antes, o registro acadêmico era apenas presencial.

A possibilidade de efetuar a matrícula pela internet é uma solução encontrada para os aprovados no SiSU do 2º semestre não precisarem se deslocar até a faculdade durante a pandemia de coronavírus. Praticamente todas as universidades públicas estão com atividades presenciais suspensas por causa do covid-19.

Cronograma

A publicação do regulamento é a primeira etapa de uma edição do SiSU. Entre hoje e sexta-feira, dia 29, as instituições devem informarem as vagas que oferecerão na edição do segundo semestre. Portanto, ainda não há previsão de quantas vagas serão disponibilizadas.

As inscrições para estudantes serão recebidas entre 16 e 19 de junho. O SiSU 2020/2 utilizará as notas do Enem 2019 como critério de seleção, assim como a edição do primeiro semestre.