O que esperar da prova de Linguagens do Enem 2021

Oferecimento:

Saiba como será a parte do exame que conta com Português e confira dicas de estudo!

Em 17/11/2021 08h42 , atualizado em 18/11/2021 08h18
Por Lorraine Vilela Campos
Prova será aplicada no primeiro domingo do Enem 2021
Crédito da Imagem: Brasil Escola

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começa no próximo domingo, 21 de novembro. Com a prova de Linguagens e Códigos no primeiro dia, os estudantes devem estar preparados para bastante leitura e interpretação de texto. 

Veja também: Cartões com locais de provas do Enem 2021 estão disponíveis

A prova de Linguagens e Códigos é composta por 45 questões objetivas distribuídas pelos conteúdos de Português (gramática e literatura), Interpretação de texto, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes e Educação Física. 

De acordo com o levantamento feito pelo Poliedro Educação, os temas mais frequentes no Enem nas provas que constituem a área de Linguagens e Códigos são:

  • Gramática e Literatura: Estrutura e formação das palavras - 23,8% 
  • Interpretação de Texto: Aspectos textuais - 33,3% 
  • Artes: Arte em nosso tempo - 36% 
  • Inglês e Espanhol: Interpretação de texto (enunciados) - 100% da prova
  • Educação Física: Influência da mídia sobre a imagem do corpo - 37,5%

Como estudar Linguagens e Códigos para o Enem?

O Enem é um exame que exige muita leitura, independente da área do conhecimento. "O primeiro passo para compreensão da questão é analisar o tipo de texto e dos gêneros textuais que a compõe, de maneira que isso será o ponto de partida para os processos de interpretação", destaca a professora Maria Beatriz. Abaixo é possível assistir à videoaula que ela deu no Pré-Enem do Brasil Escola sobre Leitura e Interpretação de Textos.

Pegue provas de outras edições do Enem e veja como os textos e materiais gráficos (fotos, quadros, charges, gráficos, mapas) estão presentes em Linguagens e Códigos. Depois, leia com atenção aos enunciados das questões e veja como a coletânea auxilia o estudante a encontrar a resposta. 

Por ser uma prova de muita interpretação, saber extrair a ideia principal do texto é fundamental. De acordo com o professor de Inglês do Poliedro Curso, Francisco Oliveira, as questões geralmente cobram a interpretação do tema central do texto, ou seja, dificilmente a resposta estará em uma frase ou trecho solto.

O Enem trabalha bastante o cunho social dos temas escolhidos, por isso, é importante estar atualizado sobre o que acontece nos noticiários para se ter uma base ao se deparar com diferentes assuntos nas provas. 

Rodrigo Shiroma, professor de Português do Poliedro Curso, ressalta que o Enem se relaciona muito com o contexto social e histórico do aluno. "Ele deve estar antenado a movimentos culturais, movimentos artísticos e sociais não só de hoje, mas também de outras épocas", destaca. 

E a bagagem cultural e conhecimento da história do país são características cobradas também na parte de literatura. Segundo a professora Rosana Sol, do Poliedro Curso, temas como Evolução do Teatro e Cinema no Brasil e Tendências musicais das décadas de 1960, 1970 e 1980 costumam aparecer na prova. 

Temas para revisar antes do Enem 2021

Quer saber mais sobre Linguagens e Códigos no Enem? Confira os vídeos do canal oficial do Brasil Escola!