Mais de 30% não acessaram o cartão do Enem 2016 de dezembro
Provas serão aplicadas neste final de semana para mais de 270 mil estudantes
Faltando um dia para a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, cerca de 34% dos 270 mil convocados ainda não acessaram o cartão de inscrição. Isso significa que 93 mil participantes não sabem onde farão as provas de amanhã e domingo, 3 e 4 de dezembro.
Nas provas dos dias 5 e 6 de novembro, menos de 20% dos participantes não haviam acessado o cartão na véspera da primeira aplicação do Enem 2016. Ao final, a abstenção ficou em 30%.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue enviando SMS e e-mail aos inscritos que ainda não consultaram o sistema. Os estudantes podem acessar o cartão pela Página do Participante e pelo aplicativo oficial do Enem.
A apresentação do cartão nos dias de prova não é obrigatória, mas indicada. Além do local de prova, o cartão traz informações como número de inscrição, data e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).
Nova aplicação
Essa segunda aplicação do Enem 2016 foi necessária por causa das ocupações de escolas e instituições de ensino superior contra a reforma no ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/55, além de problemas de infraestrutura como falta de energia durante as provas de novembro.
Ao todo, 277.624 estudantes estão convocados para as novas provas, sendo 273.521 (98,5%) em decorrência dos locais de provas ocupados e 4.103 (1,45%) em consequência de problemas de infraestrutura.
As novas provas do Enem 2016 serão aplicadas em todos os estados, exceto Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. A quantidade de participantes será maior nos estados de Minas Gerais (72.302), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486).
Orientações
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário de Brasília. O participante precisa ficar atento à hora em que o Enem começa no seu estado, levando em consideração o fuso-horário e o horário de verão.
Saiba o que levar e o que não levar para o Enem
Os participantes deverão chegar ao local de prova com antecedência, portando documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente. Também é recomendável levar o cartão de inscrição impresso, além de lanche e água.
Provas
Amanhã, as provas serão aplicadas das 13h30 às 18h. Os candidatos responderão 45 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 45 de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química.
No domingo, os participantes terão das 13h30 às 19h para elaborar uma redação e responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura e inglês ou espanhol) e 45 de Matemática.
Os gabaritos do Enem das escolas ocupadas deverão ser divulgados no dia 7 de dezembro. Já o resultado vai sair junto com o dos demais participantes, no dia 19 de janeiro de 2017.