Inep anula questão da prova de Matemática do Enem 2018

Oferecimento:

Pergunta foi utilizada em Vestibular da UFPR sem a autorização do Ministério da Educação (MEC).

Em 13/11/2018 07h47 , atualizado em 13/11/2018 07h48
Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Imagem: brasil escola

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na noite da última segunda-feira, 12 de novembro, que uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi anulada. 

A questão anulada muda de acordo com a prova. Confira:

Caderno Amarelo – 150

Caderno Cinza – 170

Caderno Azul – 163

Caderno Rosa – 180

Caderno Laranja – 150

Caderno Verde – 150

Questão 170 da Prova Cinza

De acordo com a nota do Inep, a questão foi anulada por já ter sido utilizada no Vestibular 2013/2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O instituto afirmou que foi aberta uma sindicância para apurar o caso, podendo resultar em processo administrativo, cível ou criminal. 

Segundo o Inep, a questão foi elaborada em 2012 para compor o Banco de Itens do Enem. O responsável pela elaboração foi um professor que tinha vinculo com a UFPR. Apesar da relação de serviço entre o profissional e a universidade, o uso de material feito exclusivamente para o Enem é proibido em outras provas.  

Como são definidas as questões do Enem?

A formação do Banco Nacional de Itens, relação das questões que ficam à disposição do Inep para o Enem, começa com a publicação do Edital de chamada pública para selecionar os colaboradores que irão formular as perguntas. 

Saiba como é feita a prova do Enem

Os colaboradores selecionados são treinados por capacitadores das áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza. 

O Inep determina parâmetros para a elaboração das questões. Com base nas regras do instituto, os colaboradores formulam os itens, os quais vão para um revisor-técnico. Na sequência, especialistas das quatro áreas autorizam ou reprovam o conteúdo. 

Como as questões são testadas e guardadas?

As questões são aplicadas para estudantes do ensino médio. Os participantes das provas não ficam sabendo que estão em um teste de questões para o Enem, com o objetivo de manter o sigilo do conteúdo. 

As perguntas aprovadas nos testes passam a integrar o Banco Nacional de Itens. As questões são armazenadas no chamado Ambiente Físico Integrado Seguro, local com entrada permitida apenas para alguns servidores do Inep e que só pode ser acessado com identificação biométrica. 

O Enem 2018

A prova de Matemática fez parte do último dia do Enem 2018, no domingo, 11 de novembro, juntamente com a área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). O exame começou no dia 4 deste mês e também teve perguntas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e uma Redação.

Prova de Química foi a mais difícil de todas as edições do Enem

O gabarito do Enem 2018 será publicado amanhã (14). Enquanto as respostas oficiais não saem, aproveite para conferir a Correção Comentada do Brasil Escola!

O resultado do Enem 2018 está previsto para o dia 18 de janeiro de 2019. Mais informações no Especial Enem 2018 do Brasil Escola.