Enem terá etapa com provas específicas com o novo ensino médio

Oferecimento:

Previsão é que estudantes façam provas de acordo com a área vinculada ao curso superior que eles pretendem seguir

Em 20/11/2018 18h35 , atualizado em 20/11/2018 18h40
Por Silvia Tancredi

O Ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, anunciou na tarde de hoje, 20 de novembro, em coletiva de imprensa sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, que o Enem também terá mudanças. 

Segundo o órgão, a expectativa é que Enem passe a ser realizado em duas etapas. No primeiro dia, seriam provas mais gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já no segundo, os inscritos fariam provas de acordo com a área vinculada ao curso superior que eles pretendem seguir.

Novo Enem deve ter duas etapas

As provas do Enem do primeiro dia, segundo a BNCC, seriam de:

  • Linguagens
  • Matemática
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Humanas 
  • Formação técnica e profissional

 

Por outro lado, as provas específicas seriam de disciplinas específicas voltadas às áreas de biológicas, exatas e humanas. Por exemplo, caso o estudante fosse seguir esta última área, os testes teriam mais foco em Língua Portuguesa, História e Geografia.

Enem hoje

Principal prova educacional brasileira, o Enem hoje conta dois dias provas. No primeiro, os participantes produzem uma redação e respondem 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

No dia seguinte, o Enem conta com 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza. Neste ano as provas foram aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Confira os gabaritos oficiais Enem 2018

Veja também a correção comentada

Com as notas do Enem em mão, as quais estão previstas para serem divulgadas em 18 de janeiro de 2019, os estudantes podem se inscrever no SiSU, no ProUni e no Fies

Novo Ensino Médio

Conforme a DCNs homologada, o Novo Ensino Médio se dividirá em duas etapas: formação geral básica e itinerários formativos.

A formação geral básica terá 1.800 horas de carga horária. As disciplinas desta primeira fase do ensino médio são compostas por competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os itinerários formativos constituirão até 1.200 horas do ensino médio. As escolas não serão obrigadas a oferecer todas as áreas que compõem tais itinerário

Outra mudança anunciada pelo MEC é que, com o novo Ensino Médio, os estados poderão oferecer até 30% da carga horária na modalidade de educação a distância (EaD).