Enem 2024: veja 12 artistas da música brasileira que podem aparecer nas provas
Liniker, Emicida, Elza Soare, Luiz Gonzaga e Zé Ramalho estão entre os nomes da música brasileira que podem cair no Enem 2024, segundo professores
Artistas da música podem aparecer em questões das provas do Enem 2024. Grandes nomes da música brasileira já foram tema de questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), caso do Chico Buarque.
No Enem, as canções que possuem críticas sociais e que retratam diferentes realidades brasileiras podem aparecer na prova, segundo Denise Barros, professora de Língua Portuguesa. Nesse sentido, especialistas reforçam a importância do estudante saber interpretar o contexto de músicas que possuem esse caráter de engajamento.
O Brasil Escola conversou com professores que listam 12 artistas da música brasileira que podem aparecer nas provas do Enem deste ano. Confira a seguir.
Saiba mais: Como surgiu a Música Popular Brasileira (MPB) e quais são os principais artistas do gênero musical
12 artistas da música brasileira que podem aparecer no Enem 2024
Confira, abaixo, 12 artistas da música brasileira que podem aparecer nas provas do Enem 2024, conforme professores.
Elza Soares
Elza Soares se tornou um símbolo de resistência e luta contra as desigualdades sociais, raciais e de gênero. A professora Denise destaca que a trajetória da cantora foi marcada por desafios e ressoa na vida de muitas e muitos brasileiros, por isso, pode ser tema de provas como o Enem.
Emicida
Emicida evidencia em seu trabalho artístico as questões sociais, raciais e econômicos. Para Denise, ele representa a voz de muitos que vivem na periferia. Sua obra, na opinião da educadora, "reflete a realidade de uma parte significativa da população brasileira".
Liniker
Liniker é um dos grandes nomes da música popular e contemporânea brasileira. Sua voz representa a diversidade da comunidade LGBTQIA+ e identidade negra, afirma Denise. A professora complementa ainda que sua presença no cenário musical traz visibilidade a temáticas e discussões que muitas vezes são marginalizadas.
A professora Renata Facury, área leader de Música na Beacon School, cita que Liniker se tornou a primeira mulher transgênero a ocupar uma cadeira da Academia Brasileira de Cultura, de número 51, que pertencia a Elza Soares. Além disso, o educador lembra que a artista paulista foi a primeira mulher trans a vencer um Grammy Latino. A cantora e atriz tem "lugar de destaque na mídia, o que fortalece os movimentos com as letras de suas músicas, sua presença no palco", complementa.
Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga é um ícone da cultura nordestina e enaltece em suas obras a diversidade da música e a literatura de sua região, afirma Denise Barros. "Suas canções celebram frequentemente as tradições e o modo de vida do povo nordestino. Comumente aplicado em questões de diversos vestibulares".
Zé Ramalho
Zé Ramalho apresenta pelas letras de suas músicas referências literárias, mitológicas e folclóricas. O cantor explora temas como a cultura nordestina, pontua Denise.
Chico Buarque
Chico Buarque um artista comum em provas do Enem e de vestibulares. O cantor pode ser cobrado tanto em provas de Língua Portuguesa, quanto na de Ciências Humanas, segundo Eduardo Calbucci, professor e autor do Sistema Anglo de Ensino.
O educador sugere aos estudantes terem atenção às canções produzidas durante a Ditadura Militar. Para Eduardo, uma boa forma que entrar em contato com a obra musical de Buarque é com o disco Construção.
Dona Ivone Lara
Dona Ivone Lara foi uma artista que influenciou gerações do samba e de outros gêneros musicais. Denise explica que as letras de seu samba abordam questões sociais que podem ser analisadas a partir de questões do Enem e vestibulares.
Noel Rosa
Noel Rosa é reconhecido por apresentar letras musicais com profundidade e humor, abordando temas do cotidiano, política e vida urbana. Barros conta que Noel tinha "habilidade única de misturar lirismo com crítica social, tornando suas canções atemporais".
Os Racionais
Os Racionais é um grupo musical que se tornou referência para o rap brasileiro. Segundo Denise, eles representam as realidades das periferias urbanas, pois suas questões enaltecem debates sociais e raciais, "oferecendo uma perspectiva autêntica das dificuldades enfrentadas pela população preta e pobre no Brasil."
BaianaSystem
BaianaSystem é uma banda musical de Afro Rock, de Salvador (BA). Denise cita que suas letras abordam questões políticas e raciais e retratam os desafios vivenciados pelas comunidades marginalizadas.
Banda Alafaia
A banda Alafaia, nome de origem iorubá que quer dizer "caminhos abertos", é um grupo musical que evidencia questões do dia a dia da periferia e que apresentam tons críticos de denúncia contra o genocídio da juventude negra, afirma Renata Facury.
Lyrica
Lyrica é uma "multiartivista" presente no cenário do Hip Hop desde 2014. Renata conta que ela evidencia questões indígenas em suas letras musicais. "Mais que uma expressão artística, Lyrica traz em suas letras uma forma de resistir e se manifestar contra o silenciamento dos povos originários imposto pelos colonizadores e perpetuada até hoje pelos seus descendentes", afirma Facury.
Confira também: O que é a metáfora, figura de linguagem comum em músicas
Dicas de estudo sobre artistas da música brasileira para o Enem 2024
A interpretação textual é uma das habilidades mais exigida nas provas do Enem. A professora Denise explica que é preciso:
-
saber identificar o que a questão está solicitando (análise do gênero textual);
-
relação com a temática social;
-
analisar a letra musical;
-
atentar-se à autoria da canção.
Saiba mais: Como interpretar textos no Enem?
Provas do Enem 2024
A prova do Enem 2024 acontecerá em dois dias, sendo dois domingos consecutivos, dias 3 e 10 de novembro. Os participantes farão as provas pela tarde. Veja como funciona:
1º dia | Domingo, 3 de novembro - 13h30 às 19h
2º dia | Domingo, 10 de novembro - 13h30 às 18h30
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. Os horários costumam seguir o horário de Brasília.
O que estudar para o Enem 2024?
Os conteúdos que cairão na prova do Enem 2024 são aqueles estudados ao longo dos três anos do ensino médio. O Inep define a relação de competências e habilidades exigidas dos participantes na Matriz de Referência do Enem, sendo esta a mesma desde a edição de 2009.
O Brasil Escola listou os temas e assuntos de estudo para o Enem 2024 nesta página.
Cobertura especial com dicas para o Enem 2024
O Brasil Escola realiza uma cobertura especial das provas do Enem 2024. São matérias com dicas, falas de especialistas e professores, que ajudarão os candidatos de uma das maiores avaliações realizadas no Brasil.
Além do que é disponibilizado no site, o estudante pode acompanhar conteúdos exclusivos para as redes sociais do Brasil Escola. Clique nos hiperlinks abaixo para seguir:
Fique por dentro de diversas dicas para a prova do Enem nesta página.