Hoje, 19 de junho, é aniversário de Chico Buarque, considerado um dos maiores nomes da MPB. O artista e suas obras aparecem com frequência em provas do Enem e de vestibulares.
Além de ser famoso por integrar o time de cantores da Música Popular Brasileira (MPB), Buarque também é compositor, escritor e dramaturgo. Ele compôs inúmeras canções importantes, muitas delas com críticas e denúncias sociais.
Nascido no Rio de Janeiro em 1944, Chico Buarque é também uma personalidade intelectual e atuante na política.
Leia a biografia de Chico Buarque
Obra de Chico Buarque
A obra de Chico Buarque é vasta tanto na música quanto na literatura. Confira abaixo mais detalhes:
Chico Buarque na música
De acordo com suas próprias palavras, Chico Buarque não dá um conteúdo político às suas canções de forma proposital. Ele comentou, em entrevista, que abusa mais da criatividade nas suas composições.
Uma das características mais marcantes das composições de Chico Buarque são as críticas e denúncias sociais, econômicas e culturais brasileiras.
Chico domina a Língua Portuguesa com primazia. Ele tem preferência por usar a figura de linguagem metáfora. Isso fica claro em canções como “Apesar de você” e “Cálice”, que contêm críticas veladas à ditadura militar no Brasil e que chegaram a ser censuradas.
Lembre as principais músicas de Chico Buarque:
-
Cotidiano (1971)
-
Apesar de você (1970)
-
Construção (1971)
-
O que será (à flor da pele) (1976)
-
Cálice (1978)
Chico Buarque na Literatura
Desde adolescente, Chico Buarque enveredou-se como escritor. Ele publicou suas primeiras crônicas no "Verbâmidas", jornal do Colégio Santa Cruz. Depois, colaborou com alguns jornais, como o "Estado de São Paulo" e o jornal satírico "O Pasquim", um dos pioneiros do jornalismo brasileiro.
Em 1967, Chico também chegou a atuar como ator no filme “Garota de Ipanema”. No ano seguinte, ele deu seu pontapé inicial na dramaturgia, escrevendo a peça Roda Viva. Sua então esposa, Marieta Severo, teve um dos papéis principais.
Veja os principais livros de Chico Buarque:
-
Estorvo (1991)
-
Benjamim (1995)
-
Budapeste (2003)
-
Leite derramado (2009)
Chico Buarque no Enem e no vestibular
Em razão da sua importância para a música e para a literatura brasileira, Chico Buarque aparece com frequência em provas do Enem e de vestibulares. Confira abaixo sete questões sobre o artista e sua obra:
1) Enem 2022
2) Enem 2017
3) Enem 2017
4) Enem 2015
5) Enem 2009
6) Vestibular Fuvest 2022
7) Vestibular UFRGS 2023
Leia também:
Questões de vestibulares e Enem que citaram "O pequeno príncipe"
Crédito da imagem:
[1] A.PAES/ Shutterstock