Dicas de História para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova de admissão ao ensino superior do Brasil. Veja importantes dicas de como estudar História para essa prova.

Estudar com estratégia pode fazer muita diferença para quem precisa se dar bem na prova de História do Enem.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com

Dicas de História para o Enem podem ser importantes para auxiliar todos os estudantes que estão preparando-se para essa prova. Além disso, é importante saber quais são os assuntos de História com maior recorrência na prova para se preparar da melhor forma possível.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma importante prova de admissão para o ensino superior, realizada por milhões de estudantes que disputam as limitadas vagas no ensino superior público que existem em nosso país. História é uma importante disciplina, parte das Ciências Humanas e suas Tecnologias, cobradas no Enem.

Leia também: O que é o Enem e como usá-lo para conseguir uma vaga na universidade?

5 dicas de como estudar História para o Enem

A disciplina de História é uma das áreas do conhecimento cobradas no Enem, estando relacionada com a área das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Algumas dicas que podem te ajudar a ter um bom desempenho nas questões de História são as seguintes:

  1. Dê prioridade para os temas que caem com frequência na prova: é fundamental fazer um trabalho de pesquisa para saber quais são os temas que mais costumam ser cobrados em História. É importante que o estudante saiba conciliar o seu tempo de estudo entre todas as disciplinas, por isso deve haver foco nos assuntos de maior recorrência para que questões cobradas sobre esses assuntos sejam resolvidas com facilidade. Sendo assim, é importante identificar os temais mais recorrentes em História Geral e História do Brasil e se dedicar  mais a eles. No entanto, outros assuntos de História não devem ser ignorados, afinal ampliam o seu conhecimento e seu repertório.
  2. Organize um cronograma de estudos: estudar para o Enem pode ser muito desafiador, pois é necessário conciliar seu tempo de estudo com outros afazeres, como convívio social, lazer, entre outros. Sendo assim, é fundamental haver uma organização quanto às disciplinas que serão estudadas em cada dia, à quantidade de tempo e ao tipo de estudo que será realizado. Essa organização pode ser importante para focar os assuntos de grande importância, sem ignorar outros assuntos e outros afazeres. Além disso, a criação de um cronograma ajuda a se dedicar aos estudos e contribui para evitar procrastinação.
  3. Faça provas antigas do Enem: o Enem é um exame com 180 questões, portanto estudantes sem experiência com exames desse tipo podem ter alguma dificuldade em conciliar o tempo com a resolução das questões e da redação. Além disso, resolver provas antigas do Enem ajuda o estudante a conhecer um pouco do perfil da prova, conseguindo entender o estilo das questões que são cobradas. Além disso, resolver provas antigas ajuda o estudante a ampliar o seu conhecimento, uma vez que ele coloca em prova aquilo que estudou.
  4. Faça resumos: uma boa forma de estudar História pode ser por meio de resumos dos textos que forem lidos. Como História requer muita leitura, às vezes pode ser difícil absorver todas as informações. Por isso, as anotações, sejam em forma de resumos extensos, sejam em tópicos, podem ser úteis para registrar os trechos mais importantes. Além disso, as anotações podem ser úteis para relembrar informações cruciais de determinado assunto.
  5. Trabalhe a interdisciplinariedade: uma das características mais importantes do Enem é que essa prova é bastante interdisciplinar. Sendo assim, os conteúdos de História podem estar relacionados com outras áreas que compõem as Ciências Humanas e suas Tecnologias. Portanto, ampliar o seu conhecimento sobre áreas afins da História, como a Filosofia, Sociologia e Geografia, também é fundamental.

Qual a ordem para estudar História para o Enem?

Não existe uma ordem para estudar os conteúdos de História, sendo adotada a ordem que melhor agradar cada estudante. Entre as possibilidades de estudar os assuntos de História para o Enem, podemos citar:

  • focar os assuntos que mais caem e estudá-los com prioridade;
  • seguir a ordem cronológica que é utilizada no ensino da disciplina;
  • estudar primeiro só assuntos relacionados a História do Brasil, etc.

Leia também: Filmes para estudar História para o Enem

Conteúdos de História que mais caem no Enem

Dentre os assuntos que caem com recorrência na prova do Enem, podemos destacar dez:

  • Brasil Colônia: é importante entender os acontecimentos relacionados com a colonização do Brasil, principalmente assuntos que abordem povos africanos e indígenas.
  • Primeira República: período em que se iniciou a República no Brasil, sendo importante entender os movimentos sociais e os acordos que compunham nossa política.
  • Era Vargas: um dos períodos mais importantes da história do Brasil que acompanha os 15 anos do governo de Getúlio Vargas e as manobras desse político para se sustentar no poder, além das transformações que o país sofreu em diversas áreas.
  • Ditadura Militar: entender o funcionamento desse regime autoritário é fundamental no que diz respeito à história de nosso país. Isso é bastante cobrado no Enem e nos ajuda a entender a atualidade.
  • Nova República: o processo de redemocratização do Brasil é um assunto muito importante nas provas do Enem, sendo abordada sua relação com a história do tempo presente.
  • Brasil Império: o período imperial também é cobrado, sendo importante estudar assuntos como a luta pela abolição do trabalho escravo, a economia cafeeira, a Guerra do Paraguai, o fortalecimento do republicanismo, etc.
  • Nazifascismo: destaques de História Geral são o nazifascismo, o surgimento do nazismo e do fascismo. Aprender as características dessas ideologias é fundamental.
  • Primeira Guerra Mundial: entender detalhes a respeito de um dos grandes conflitos da história, suas causas e consequências também é importante para o Enem.
  • Segunda Guerra Mundial: a Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade, gerando inúmeras consequências. Costuma estar presente no Enem com alguma recorrência.
  • Idade Média: entender a Idade Média, como se organizava essa sociedade e o poderio da Igreja são assuntos importantes.

Assista às nossas videoaulas