República Velha no Enem

Podem cair com frequência os temas sobre a República Velha no Enem. Isso porque esse período é um dos mais politicamente turbulentos da história do Brasil.
Por Cláudio Fernandes

Quadro de Bento Calixto retratando a Proclamação da República
Quadro de Bento Calixto retratando a Proclamação da República
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O período da República Velha abrange quarenta e um anos da história do Brasil, indo de 1889 a 1930. Por ser um período cheio de crises políticas e de consolidação de um novo sistema de organização, a república federativa, a República Velha pode ser bastante explorada em questões do Enem. Abaixo veremos os pontos que mais podem aparecer nas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

  • Temas da República Velha

O tema da Proclamação, em 15 de novembro de 1889, já é o primeiro a destacarmos. Isso porque, ao contrário de outros países da América do Sul, o Brasil não se tornou independente de um reino europeu (no caso, Portugal) por meio de guerras sangrentas em prol de uma ruptura total com a monarquia e adoção imediata do sistema republicano. Não, aqui a Independência ocorreu dentro da esfera monárquica e sem grandes conflitos. A ruptura com esse modelo político só aconteceu efetivamente em 1889. A comparação entre a adoção do modelo republicano no Brasil e a adoção em outros países da América do Sul pode ser explorada em questões do Enem.

O caráter autoritário dos dois primeiros presidentes, os militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, é outro tema possível, já que a República foi instalada com um golpe militar, e esses dois primeiros governos foram uma espécie de extensão da articulação militar dentro da esfera política. A promulgação da Constituição de 1891, a primeira republicana, e a organização do país em estados autônomos também são importantes eventos desse período, pois, foi a partir disso que houve a formação das oligarquias regionais, do sistema da “política do café com leite”, do “coronelismo” etc.

Além disso, conflitos urbanos e rurais também marcaram a República Velha. Entre eles, destacam-se revoltas como a dos 18 do Forte de Copacabana, a da Vacina e a da Chibata, a Revolução Tenentista de 1924 e as guerras do Contestado e de Canudos. A questão que analisaremos no próximo tópico trata exatamente da Guerra de Canudos. Vejamos!

  • Questão sobre o episódio da Guerra de Canudos

A questão abaixo consta no caderno azul, número 1, do ENEM de 2015.

Questão 22 do ENEM de 2015
Questão 22 do ENEM de 2015

A questão, como podemos observar, traz dois trechos de obras sobre Canudos de autores que foram testemunhas do ocorrido: Euclides da Cunha e H.M. Soares. Ambos os trechos narram o fim do conflito e o clima de terror e aniquilação. O cabeçalho da questão exige que o candidato identifique a alternativa que explicite a representação que cada um dos autores quis dar ao conflito. Na primeira, de Euclides, há um destaque ao posicionamento firme dos últimos combatentes de Canudos; na segunda, Soares diz que chegava ao fim a “sanguinosa guerra” que havia sido mantida acesa pelo “banditismo e o fanatismo”. A alternativa correta é a Letra E, bravura e loucura, respectivamente.