Competência 1 da redação do Enem e os erros mais comuns

Oferecimento:

Erros relacionados ao uso da crase, concordância, regência, colocação pronominal e pontuação estão entre os mais encontrados na redação do Enem

Crédito da Imagem: Shutterstock

Não é novidade a ninguém que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre geram muita ansiedade aos seus participantes, tendo aquela parte em que os candidatos ficam mais receosos. Trata-se da temida redação do Enem, que é, na maioria das vezes, o motivo de pânico entre os estudantes.

Dentre as causas para o medo da redação podemos apontar o tema, já que este é sempre uma surpresa e revelado no momento das provas, como também as regras e critérios de correção que, apesar de serem bastante específicos, claros e criteriosos, muitos estudantes não se atentam a eles.

Para avaliar estes itens, o Exame conta com cinco competências em sua Matriz de Referência. O candidato do Enem deverá abordar e/ou aplicar as mesmas em seu texto. Abordaremos aqui o que determina a competência de número 1.

A competência 1 estabelece que é necessário demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Nesta competência, faz-se necessário a aplicação de alguns itens linguísticos da maneira correta, como o uso da crase, concordância, regência, colocação pronominal e pontuação. E são nestes que os candidatos cometem os maiores deslizes e erros em seus textos

Saiba mais sobre as competências avaliadas na redação do Enem!

Pensando em auxiliar na preparação, o professor de Redação do QG do Enem, Raphael Torres, parceiro do Brasil Escola, listou alguns dos erros mais cometidos pelos candidatos nesses itens. Confira:

1. Crase

No caso do uso (ou não) da crase, o que mais tem chamado a atenção é a utilização de forma incorreta. Com receio de contrariar o que a norma exige, o candidato utiliza mais do que o necessário pelas regras. 

Usar o acento grave em contextos nos quais, na verdade, seu uso é condenado, principalmente diante de verbos ou palavras femininas que, apesar do gênero, não aceitam o acento grave anteposto, como, por exemplo, “ela” estão entre os erros mais comuns.

Ex:A mulher contemporânea exige que se proporcione à ela (crase desnecessária) o mínimo de condições para o exercício de seu trabalho com dignidade e respeito.

Quero uma pizza à moda italiana (Certo)
Fui à farmácia comprar meu remédio (Certo)

2. Concordância

Neste quesito, de acordo com o professor, não têm sido tão grandes os problemas observados em correção. Entretanto, no que se refere à concordância verbal, os desvios aumentam.

O fato de o candidato optar pela inversão da ordem direta de certas orações explica muitos dos desvios gramaticais cometidos em redação, já que, como o sujeito sai de sua posição original, aumenta a tendência de ser ignorado na escolha da conjugação verbal.

Ex. São necessárias mudanças urgentes. (Certo)
É necessário mudanças urgentes. (Errado)

3. Regência

Alguns verbos, por contarem com mais de uma regência, confundem os candidatos quanto ao uso, chegando a comprometer, dessa forma, mais do que a gramática, mas também a coerência do texto.

Ex. Assisto ao jogo com meu pai. (Sentido de ver, mais tradicional no contexto da frase em questão)

Assisto o jogo com meu pai. (Sentido de ajudar, normalmente involuntário no contexto da frase em questão, porém não necessariamente equivocado, gerando provável incoerência).

4. Colocação Pronominal

O professor Raphael explica que a norma gramatical deriva de um uso do Português prioritariamente europeu num primeiro momento e, mesmo com a evolução das regras e da constante adaptação ao contexto linguístico, algumas imposições permanecem, como o uso dos pronomes oblíquos predominantemente posteriores ao verbo em Portugal (ênclise) e principalmente anteriores no Brasil (próclise). 

Talvez isto possa explicar a expressiva quantidade de próclises em inícios de frase ou posteriores a pontuações de pausa, estruturas condenadas gramaticalmente.

Ex. Produzem-se novos caminhos de resolução diariamente. (Certo)
Se produzem novos caminhos de resolução diariamente. (Errado)

5. Pontuação

Com a evolução do texto escrito, sinais de pontuação que um dia já foram marcas respiratórias, hoje se tornaram organizadores de períodos e parágrafos. Porém, muitos candidatos ainda optam por fazer de vírgulas e outros sinais elementos marcadores de ênfases e pausas, comprometendo seriamente bases gramaticais.

Ex. Setores da iniciativa privada fortalecem a economia quando em
parceria com o Estado
. (Certo)
Setores da iniciativa privada, fortalecem a economia quando em parceria
com o Estado
. (Errado)

Vale lembrar que o Enem considera uma boa redação aquela que demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Por isso, é preciso ficar atento e tomar muito cuidado ao escrever, já que o Enem não permite que o candidato tire zero na redação. O texto é decisivo e muito importante. Cuidados devem ser tomados para que ele não seja zerado.

E, além de cuidar da ortografia e gramática, é preciso caprichar na caligrafia da redação do Enem. De nada adianta um texto bem escrito se a letra não for legível. Bons estudos e boa sorte!

Assista às nossas videoaulas

Relacionados

10 dicas para caprichar na caligrafia da Redação do Enem
O Brasil Escola listou 10 dicas de caligrafia para caprichar na Redação do Enem. Confira!
Enem
Como não ferir os direitos humanos na redação do Enem
Fique ligado para não desrespeitar os direitos humanos na redação do Enem. Incitação ao ódio,...
Enem
Como é a redação do Enem
Aprenda como fazer a redação do Enem. Conheça as características da redação do Enem, sua...
Enem
Confira 10 possíveis temas da redação do Enem 2016
Sugerimos 10 opções de assunto baseados em contextos atuais e de repercussão na mídia.
Notícias
Dez dicas para a redação do Enem
As dicas de Redação para o Enem do Vestibular Brasil Escola podem deixá-lo(a) mais perto da nota...
Enem
Dicas de inglês para o Enem
Não deixe o inglês diminuir suas chances de ingressar na universidade. Confira nossas dicas para...
Enem
Dicas para melhorar a argumentação no Enem
Neste artigo preparamos algumas dicas para que você possa melhorar sua argumentação na prova de...
Enem
Enem e vestibulares devem se adequar ao Novo Ensino Médio
O Enem e vestibulares devem se adequar ao Novo Ensino Médio. Conteúdos das provas e exigências...
Notícias
Enem: Escola Sem Partido quer tirar direitos humanos da redação
Uma ação apresentada pelo Movimento Escola sem Partido no TRF 1 pede que o termo Direitos Humanos...
Notícias
Exercícios físicos melhoram desempenho de estudantes no Enem
Atividades físicas trazem benefícios físicos e emocionais para quem estuda para o Enem. Confira!
Enem
Redações nota 1000 no Enem 2016
Confira algumas redações que alcançaram nota máxima no Enem 2016.
Enem
Textos jornalísticos no Enem
Leia este artigo a respeito dos textos jornalísticos e prepare-se para realizar as questões...
Enem