Whatsapp
Em 23/09/2016 17h23 , atualizado em 23/09/2016 17h23

Enem e vestibulares devem se adequar ao Novo Ensino Médio

Notícias

Conteúdos das provas e exigências sofrerão mudanças nos próximos anos. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares terão que se adequar às exigências da Medida Provisória (MP) nº 746 do Novo Ensino Médio. O documento com as normas que modificam a configuração do ensino médio brasileiro foi publicado na tarde desta sexta-feira, 23 de setembro. 

Confira como será o novo ensino médio

Segundo o texto da Medida Provisória, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os processos seletivos para ingresso no ensino superior deverão abordar exclusivamente o conteúdo previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exigindo apenas as habilidades e expectativas definidas pelo documento. 

As instituições de ensino tinham, até a publicação da MP, autonomia para definir a composição de seus vestibulares. Com a mudança, as seleções serão compostas pelas disciplinas que farão parte da BNCC, a qual será definida pela União, estados e Distrito Federal e passará pela aprovação Conselho Nacional de Educação até meados de 2017. 

Os novos modelos para Enem e vestibulares não valerão para 2016 e, talvez, só entrem em vigor em 2018, já que a BNCC só será definida no decorrer do próximo ano. 

Novo Ensino Médio

As 13 disciplinas que compõem o ensino médio (artes, educação física, português, matemática, física, química, biologia, geografia, história, filosofia, sociologia, espanhol e 2ª língua estrangeira) podem fazer parte da BNCC, que será obrigatória do 1º ano até a primeira metade do 2º ano. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O restante do ensino médio será composto pela área que o estudante escolher, visando suas preferências e habilidades com as disciplinas. A Medida Provisória prevê que os conteúdos sejam dividos pelas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Formação Técnica e Profissional.

Apesar do novo modelo, as disciplinas de português, matemática e inglês serão obrigatórias durante os três anos. Tais conteúdos serão combinados com as áreas específicas escolhidas para a segunda metade do ensino médio. 

Uma polêmica foi gerada com a nova MP: o caráter opcional de algumas disciplinas. Educação Física e Artes tornam-se obrigatórias apenas para a educação infantil e fundamental, enquanto Filosofia e Sociologia podem ser parte integrante de Ciências Humanas.

Outras mudanças

Outras características do ensino médio envolvem o aumento gradual da carga horária (tornando-se integral), organização em créditos ou módulos, aproveitamento de créditos no ensino superior e a abertura das aulas para professores de outras áreas de formação (engenheiros poderão dar aulas de matemática, por exemplo). 

Relacionados
Medida Provisória do novo ensino médio causou uma série de debates entre estudantes, professores e demais profissionais da educação.
Veja os principais erros cometidos pelos candidatos na competência 1 da redação do Enem
O Enem deve mudar até 2010 para se adaptar ao novo ensino médio. A informação é da secretária executiva do Ministério da Educação (MEC).
Blog da Redação debate sobre a PEC 241 e seus impactos na Saúde e Educação nos próximos 20 anos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES