Abandono do curso é três vezes maior entre não beneficiados pelo Fies

Dados divulgados fazem parte do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2016.
Em 31/08/2016 14h39 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O abandono do curso superior no primeiro ano é três vezes maior entre os não beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A informação faz parte do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2016, o qual foi divulgado na última segunda-feira, 29 de agosto, pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). 

De acordo com o Mapa, os dados referentes a 2014 mostram evasão de 7,4% entre os usuários do Fies, enquanto o abandono entre os não benefíciados representa 25,9%. Já nas universidade públicas a taxa é de 18,3%.

Motivos

De acordo com o Semesp, o maior abandono dos estudantes que não possuem o financiamento está ligado à menor segurança financeira e incerteza quanto ao curso que está fazendo. Quem é beneficiado pelo Fies geralmente está na graduação que deseja e tem maior compromisso em permanecer matriculado. 

Segundo o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, a menor evasão dos beneficiados pelo Fies é um indicativo da necessidade da criação e manutenção de políticas públicas de acesso ao ensino superior, cujo objetivo seja atender aos jovens que não possuem condições de arcar com os custos integrais de uma graduação. 

Para o MEC, o Fies é importante, mas não é o único meio de evitar o abandono escolar. A nota divulgada pela assessoria de imprensa do órgão ressalta que "a evasão no ensino superior é um problema de alcance mundial e de natureza múltipla, envolvendo desde a dificuldade financeira até questões como qualidade dos cursos, atendimento, expectativa do aluno, repercussão de empregabilidade, entre outros fatores".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Evasão

Entre os cursos, a maior evasão está nas licenciaturas e Engenharias. As licenciaturas apresentam maior abandono por não serem as graduações mais desejadas, enquanto a Engenharia exige do universitário uma base escolar que ele muitas vezes não tem. 

Ociosidade

O número de matrículas efetivadas tem apresentado queda. Segundo o Semesp, 8% das vagas oferecidas em 2015 não foram preenchidas, enquanto o primeiro semestre de 2016 registrou uma ociosidade de 41% das 250 mil oportunidades disponíveis no período. 

Para o representante do Sindicato, entre os motivos da baixa adesão estão a dificuldade de conseguir 100% do financiamento, o que torna o Fies menos atrativo para os jovens da classe C; a prioridade do Ministério da Educação (MEC) para cursos não muito procurados, como as licenciaturas; além das regras adotadas para a concessão do benefício. 

A segunda edição do Fies 2016 contou com 75 mil oportunidades. Após a chamada regular, o MEC abriu as inscrições para o preenchimento das vagas remanescentes. O prazo varia conforme a modalidade em que o estudante esteja incluso. 

Inadimplência

Dados do Semesp mostram um aumento de 7,8% para 8,8% de alunos inadimplentes, entre os anos de 2014 e 2015. Entre os motivos dos atrasos nos pagamentos estão os cortes no Fies e a crise econômica atual. O índice registrado é o maior desde 2010. 

A dificuldade em arcar com os custos das mensalidades acaba impedindo estudantes pré-selecionados no Fies de concluirem suas matrículas, já que a concessão parcial do benefício não evita a inadimplência em alguns casos. 


Relacionados

Fies 2016/1: mais de 110 mil vagas não foram preenchidas
O Fies 2016/1 conta com mais de 110 mil vagas ociosas. Entidades acreditam que oportunidades serão remanejadas para a segunda edição deste ano.
Notícias
Fies 2016/2: MEC disponibiliza cronograma para ocupação de vagas remanescentes
O MEC publicou o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo de ocupação de vagas remanescentes do Fies 2016/2. Inscrições começam na segunda.
Notícias
Inscrições das vagas remanescentes do Fies 2016/2 estão abertas
As inscrições das vagas remanescentes do Fies 2016/2 começaram hoje (22). Prazo varia conforme a modalidade em que o estudante se encaixar.
Notícias
Inscrições para o Fies 2017 estão previstas para fevereiro
O MEC informou nesta segunda-feira, 2 de janeiro, que as novas inscrições para o Fies 2017 devem ser abertas em fevereiro.
Notícias
Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2016/2 chegam ao fim para pré-selecionados
As inscrições para vagas remanescentes do Fies 2016/2 chegam ao fim para os pré-selecionados nesta segunda-feira (5).
Notícias
Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2016/2 são prorrogadas
Foram prorrogadas até sexta-feira, 9 de dezembro, as inscrições em vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2016/2.
Notícias
MEC anuncia regras para ocupação de vagas remanescentes do Fies 2016/2
O MEC publicou no Diário Oficial da União de hoje, 15 de agosto, a Portaria Normativa que dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do Fies 2016/2.
Notícias
MEC prorroga prazo de documentos do Fies devido à greve dos bancários
O MEC publicou no Diário Oficial da União de hoje, 12 de setembro, Portaria que prorroga o prazo dos documentos do Fies devido à greve dos bancários.
Notícias