O Cursinho Popular Humanizar, organizado por estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está com as inscrições abertas para o Extensivo 2020. O prazo vai até o dia 5 de janeiro.
O curso tem como foco o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substitui o vestibular da UFMG há alguns anos. As aulas são gratuitas e realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30, em Belo Horizonte.
Pode se inscrever quem já terminou o ensino médio ou irá concluir em 2020, em escola pública municipal ou estadual, e tem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Quem está cursando ensino superior ou já concluiu não pode se inscrever.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. O único critério de seleção é a renda do candidato. São 160 vagas, 25% das quais reservadas a ex-estudantes do curso.
A lista de pré-selecionados será divulgada no dia 6 de janeiro. Os selecionados deverão manifestar interesse e efetuar matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês. Em caso de desistência, uma nova chamada será divulgada no dia 11 de janeiro.
Sobre o cursinho
O Humanizar foi criado em 2018 por estudantes da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. O objetivo do cursinho é auxiliar estudantes de baixa renda a ingressar no ensino superior público.
As aulas começam em fevereiro e seguem até às vésperas do Enem, em novembro, no Campus Pampulha. Além das aulas de segunda a sexta à noite, o curso conta com monitorias no horário da tarde, das 16h às 18h, e atividades especiais, como aulões e reposição de matéria, aos sábados.