Aprendendo a Aprender

Cursinho do PET BICE da Unifal é gratuito e voltado para estudantes de escolas públicas
Por Lorraine Vilela Campos

logo do cursinho Aprendendo a Aprender
logo do cursinho Aprendendo a Aprender
Crédito da Imagem: Divulgação PET BICE
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Aprendendo a Aprender é um pré-vestibular gratuito promovido pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (PET BICE) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Varginha, Minas Gerais. 

Criado em 2012, o projeto era ministrado por voluntários em uma escola em Varginha. Posteriormente, as aulas passaram a ser dadas por bolsistas do PET e o cursinho foi transferido para o campus da Unifal, para que os estudantes convivessem com a estrutura de uma universidade pública.

Tópicos deste artigo

Inscrições

As inscrições para o Aprendendo a Aprender são feitas em duas etapas. A primeira é composta pelo preenchimento do formulário online, enquanto a segunda é a entrega da cópia do RG e do histórico escolar na sede da UNIFAL Varginha. 

Podem se inscrever somente estudantes que estudaram o ensino médio em escolas públicas. São 120 vagas, sendo 84 para egressos e 36 para estudantes do 3º ano do ensino médio. Alunos que estudaram o 1º e 2º ano no sistema público, mas cursaram o último ano no setor privado, não podem participar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em caso de maior número de candidatos do que de vagas, o desempate será a idade dos candidatos, com preferência para o participante de idade mais elevada. Se o maior número de candidatos permanecer, é formada uma lista de excedentes que poderá ser convocada ao longo do ano.

Como o preenchimento das vagas leva em consideração as informações prestadas na inscrição, não há aplicação de prova.

Cursinho

As aulas do cursinho Aprendendo a Aprender têm duração de oito meses e são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h30, no espaço da Universidade, no campus Varginha. Não há custos para os estudantes. 

O Aprendendo a Aprender é ministrado por alunos do curso de Economia da UNIFAL, campus de Varginha. O conteúdo é composto pelas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Além disso, são aplicados dois simulados pré-Enem em cada ano. 

Endereço: UNIFAL campus Varginha, Avenida Celina Ferreira Ottoni, nº 4000, Bairro Padre Vítor – Varginha/MG. 
Blog
E-mail: aprendendoaprenderunifal@gmail.com
Telefone: (35) 3219-8640
Instagram
Facebook