Em 28/04/2017 14h33 , atualizado em 04/05/2017 14h43

Aprendendo a Aprender

Cursinhos comunitários

Cursinho do PET BICE da Unifal é gratuito e voltado para estudantes de escolas públicas Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Aprendendo a Aprender é um pré-vestibular gratuito promovido pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (PET BICE) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Varginha, Minas Gerais. 

Criado em 2012, o projeto era ministrado por voluntários em uma escola em Varginha. Posteriormente, as aulas passaram a ser dadas por bolsistas do PET e o cursinho foi transferido para o campus da Unifal, para que os estudantes convivessem com a estrutura de uma universidade pública.

Inscrições

As inscrições para o Aprendendo a Aprender são feitas em duas etapas. A primeira é composta pelo preenchimento do formulário online, enquanto a segunda é a entrega da cópia do RG e do histórico escolar na sede da UNIFAL Varginha. 

Podem se inscrever os estudantes que estejam no ensino médio ou já tenham concluído os estudos. Nos dois casos, é preciso que os candidatos venham de escolas públicas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o preenchimento das vagas leva em consideração as informações prestadas na inscrição, não há aplicação de prova. São oferecidas 60 vagas e, caso haja um número maior de inscritos do que de oportunidades, a prioridade é para o candidato que já tenha terminado o ensino médio. 

Cursinho

As aulas do cursinho Aprendendo a Aprender são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22h20, na sede da UNIFAL de Varginha. Não há custos para os estudantes. 

O Aprendendo a Aprender é ministrado por alunos do curso de Economia da UNIFAL, campus de Varginha. O conteúdo é composto pelas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Além disso, são aplicados dois simulados pré-Enem em cada ano. 

Aprendendo a Aprender
Endereço: UNIFAL campus Varginha, Avenida Celina Ferreira Ottoni, nº 4000, Bairro Padre Vítor – Varginha/MG. 
Blog: petbice.wordpress.com
E-mail: petbiceunifal@gmail.com
Telefone: (35) 3219-8640

Artigos Relacionados
Conheça o cursinho Humanizar, ministrado gratuitamente para estudantes que desejam se preparar para o Enem. O cursinho Pré-Enem foi criado em 2018 por graduandos de licenciatura que hoje atuam como voluntários no projeto de extensão.
Cursinho Popular Darcy Ribeiro prepara estudantes de escolas públicas de Divinópolis para o Enem e vestibulares.
O Pré-Uni é cursinho gratuito da UFLA que atende por ano 150 estudantes da rede pública em Lavras.
O Cursinho Afin é um projeto de extensão da UFU. Seu objetivo é preparar estudantes de escolas públicas para o Enem e vestibular.
O cursinho foi criado pelos alunos da UFMG e atualmente é um projeto de extensão da universidade mantido por trabalho voluntário.
Cursinho é voltado para estudantes de escolas públicas que almejam vaga em universidade ou certificado de conclusão do ensino médio.
Cursinho popular atende estudantes da região de Uberlândia. Maior número de vagas é para quem estudou apenas em escolas públicas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES