Whatsapp
Em 19/05/2009 13h58 , atualizado em 04/06/2019 14h15

Pré-Vestibular em Ação

Cursinhos comunitários

Com 15 anos de história, o Em Ação é considerado, hoje, o maior pré-vestibular gratuito do Estado. Por Wanja Borges
Cursinho atende quase 400 estudantes por ano, em Curitiba e São José dos Pinhais
Cursinho atende quase 400 estudantes por ano, em Curitiba e São José dos Pinhais
PUBLICIDADE

Criado no ano 2000 por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na sua maioria, o pré-vestibular “Em Ação” tem como objetivo a preparação gratuita de alunos de baixa renda para os principais vestibulares da Região Metropolitana de Curitiba e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2009, o projeto funciona com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) do Paraná e atende, anualmente, mais de 300 estudantes. 

A iniciativa é voltada para candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio, sendo a maior parte dos estudos em escola pública, e que não possuem condições de pagar um cursinho particular. Anualmente, cerca de 2,5 mil estudantes disputam as oportunidades oferecidas. Segundo os organizadores, o cursinho aprova mais de 40% dos candidatos atendidos em universidades públicas, além dos bolsistas integrais em instituições privadas.

Considerado o maior pré-vestibular gratuito do Estado, o cursinho funciona em Curitiba e em São José dos Pinhais, na Avenida Comendador Franco das Torres, nº 1.341 e na Avenida Rui Barbosa, nº 5.881, Afonso Pena, respectivamente. As aulas são ministradas aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Os estudantes providenciam, apenas, o material didático, que é oferecido por preço de custo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inscrição e seleção

Geralmente, as inscrições podem ser feitas nos meses de janeiro e fevereiro, mediante taxa de R$ 50 e doação de 1 kg de alimento não perecível, que é encaminhado para instituições de atividade social.  

O processo seletivo é dividido em duas etapas. A primeira é constituída por uma prova objetiva com 40 questões sobre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Português e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) mais Redação. Já a segunda consiste em uma entrevista socioeconômica. A matrícula custa R$ 60.

Pré-Vestibular Em Ação
Endereço: Voluntários da Pátria, nº 475, 6º andar, Conjunto 607, Centro, São José dos Pinhais/PR
Telefones: (41) 3023-4702 / 3013-1549.
Site: www.emacao.org.br
Facebook

Artigos Relacionados
Com o objetivo de atender estudantes de baixa renda, o Cursinho CEPV oferece 450 vagas por ano.
Saiba como participar do processo seletivo para o Cursinho Comunitário Feldman, promovido pelo Campus Londrina da UTFPR. As aulas iniciam em março e encerram em novembro e tem como foco preparar os estudantes para ingressar na universidade pública.
Conheça o Cursinho Solidário, uma iniciativa da ONG Formação Solidária que atende prepara estudantes de baixa renda e da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana para o Vestibular e Enem. As aulas são realizadas na UTFPR e no Curso Positivo Batel. Não há mensalidade.
Projeto visa preparar estudantes de baixa renda para vestibulares de universidades públicas.
Cursinho localizado em Curitiba (PR) está com inscrições abertas para as turmas extensivas de 2018.
Cursinho Tô Passada auxilia estudantes LGBT de Curitiba a saírem bem no Enem e ingressar no ensino superior.
O curso pré-vestibular gratuito “Em Ação” está com inscrições abertas para as turmas de 2017 do seu semiextensivo. Elas podem ser feitas até 25 de junho.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES