Projeto Tô Passada

Cursinho é um projeto de uma ONG voltada para o público LGBT de Curitiba.
Por Rafael Batista

A iniciativa, aberta à população LGBT, prepara estudantes para o Enem de forma gratuita.
A iniciativa, aberta à população LGBT, prepara estudantes para o Enem de forma gratuita.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Tô Passada tem o objetivo de preparar a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) de Curitiba para ingresso no ensino superior. O projeto é uma iniciativa da ONG Transgrupo Marcela Prado, que tem por finalidade a promoção e defesa dos direitos humanos aos LGBT.

As aulas do cursinho Tô Passada são ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação de diversas universidades de Curitiba, além de professores de escolas públicas e privadas da cidade. Durante o curso, os estudantes revisam disciplinas do ensino médio com conteúdo voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O foco na preparação para Enem tem sua justificativa, pois um bom desempenho no exame pode garantir acesso em universidades públicas e particulares.

O curso também possui uma formação profissional, com o objetivo de preparar os estudantes LGBT para o mercado de trabalho. Há módulos de entrevista de emprego, relações interpessoais e elaboração de currículo. 

Critérios e vagas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não existem muitos critérios e nem processo de seleção, basta que seja da comunidade LGBT e tenha interesse em participar. Apesar de ter seu público definido, o Tô Passada também recebe inscrições de qualquer cidadão que esteja em estado de vulnerabilidade social, como moradores de rua e usuários de drogas.

Não precisa comprovar renda e as inscrições são feitas diretamente na ONG Marcela Prado, no Centro de Pesquisa e Atendimento para Travestis e Transexuais (CPATT), na ONG Dom da Terra ou ainda pela internet.

O cursinho atende 40 alunos por ano e trabalha com doações voluntárias, por isso os participantes não pagam por inscrição e nem taxas de mensalidade. As aulas acontecem nas terças-feiras, das 15h ás 18h, e nas quintas-feiras, das 18h às 21. Aos sábados acontece a reposição, das 14h às 18h.

Projeto Tô Passada
Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 366, Cj 42, Centro – Curitiba/PR.
Telefone: (41) 3322-3129
E-mail: projetotopassada@gmail.com
Facebook