Whatsapp
Em 17/05/2016 07h19 , atualizado em 17/05/2016 07h20

Projeto Tô Passada

Cursinhos comunitários

Cursinho é um projeto de uma ONG voltada para o público LGBT de Curitiba. Por Rafael Batista
A iniciativa, aberta à população LGBT, prepara estudantes para o Enem de forma gratuita.
A iniciativa, aberta à população LGBT, prepara estudantes para o Enem de forma gratuita.
PUBLICIDADE

O Cursinho Tô Passada tem o objetivo de preparar a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) de Curitiba para ingresso no ensino superior. O projeto é uma iniciativa da ONG Transgrupo Marcela Prado, que tem por finalidade a promoção e defesa dos direitos humanos aos LGBT.

As aulas do cursinho Tô Passada são ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação de diversas universidades de Curitiba, além de professores de escolas públicas e privadas da cidade. Durante o curso, os estudantes revisam disciplinas do ensino médio com conteúdo voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O foco na preparação para Enem tem sua justificativa, pois um bom desempenho no exame pode garantir acesso em universidades públicas e particulares.

O curso também possui uma formação profissional, com o objetivo de preparar os estudantes LGBT para o mercado de trabalho. Há módulos de entrevista de emprego, relações interpessoais e elaboração de currículo. 

Critérios e vagas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não existem muitos critérios e nem processo de seleção, basta que seja da comunidade LGBT e tenha interesse em participar. Apesar de ter seu público definido, o Tô Passada também recebe inscrições de qualquer cidadão que esteja em estado de vulnerabilidade social, como moradores de rua e usuários de drogas.

Não precisa comprovar renda e as inscrições são feitas diretamente na ONG Marcela Prado, no Centro de Pesquisa e Atendimento para Travestis e Transexuais (CPATT), na ONG Dom da Terra ou ainda pela internet.

O cursinho atende 40 alunos por ano e trabalha com doações voluntárias, por isso os participantes não pagam por inscrição e nem taxas de mensalidade. As aulas acontecem nas terças-feiras, das 15h ás 18h, e nas quintas-feiras, das 18h às 21. Aos sábados acontece a reposição, das 14h às 18h.

Projeto Tô Passada
Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 366, Cj 42, Centro – Curitiba/PR.
Telefone: (41) 3322-3129
E-mail: projetotopassada@gmail.com
Facebook

Artigos Relacionados
Com o objetivo de atender estudantes de baixa renda, o Cursinho CEPV oferece 450 vagas por ano.
Conheça o Cursinho Solidário, uma iniciativa da ONG Formação Solidária que atende prepara estudantes de baixa renda e da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana para o Vestibular e Enem. As aulas são realizadas na UTFPR e no Curso Positivo Batel. Não há mensalidade.
Cursinhos voltados para pessoas LGBT estão ajudando estudantes trans a entrarem em faculdades por meio de vestibulares e Enem.
Criado em 2016, Prepara Trans conta com aulas de abril a novembro, no período noturno. Inscrições podem ser feitas no primeiro semestre.
O Projeto Jovens na Universidade, em Toledo/PR, é gratuito e prepara para o Enem e vestibulares.
Conheça o Pré-Enem Tekoha Guasu, um Projeto de Extensão da Unila que oferece preparação gratuita para estudantes que vão fazer as provas do Enem. Saiba quem pode participar do cursinho, como se inscrever e quando são as aulas.
Pré-vestibular Em Ação é voltado para o Enem e principais vestibulares da Região Metropolitana de Curitiba. Inscrições são abertas no início do ano e seleção acontece em duas etapas.
Projeto atende de forma gratuita travestis, transexuais e transgêneros de BH. Cursos para o Enem, idiomas e EJA são oferecidos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES