Criado pela ONG Formação Solidária, o Cursinho Solidário atende estudantes de Curitiba e Região Metropolitana, com o objetivo de oferecer preparação para ingresso no ensino superior, seja por meio de Vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A intenção é ajudar estudantes que não contam com condições financeiras suficientes para bancar um cursinho particular.
Prioritariamente, o Cursinho Solidário atende estudantes de escolas públicas ou bolsistas da rede privada que estão matriculados no último ano do ensino médio ou que já concluíram. Outros estudantes que comprovem renda familiar mensal de até um salário-mínimo por pessoa também podem se inscrever.
As inscrições para o cursinho acontecem duas vezes por ano, uma em cada semestre. Os registros são feitos pela internet, e há uma taxa de inscrição que custa R$ 60.
Tópicos deste artigo
Classificação
Todos os estudantes inscritos participam de duas etapas de seleção: prova teórica e entrevista socioeconômica. A primeira é composta por 48 questões objetivas sobre as disciplinas de Matemática, Português, Química, Física, Biologia, História e Geografia.
Na segunda fase do processo seletivo, há um questionário e conversa com um assistente social. Nesta etapa, os estudantes devem entregar os documentos que comprovem a renda do grupo familiar, tais como contracheques, contas de energia, água etc. A documentação pessoal também deve ser entregue.
A entrevista leva em consideração alguns aspectos pessoais do candidato, como histórico familiar, vida acadêmica, expectativas e objetivos do estudante em relação ao curso.
A lista de aprovados é divulgada no site do cursinho e os convocados devem comparecer para a assinatura do termo de compromisso e pagar uma taxa no valor de R$ 150. Estudantes menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Aulas
As aulas do Cursinho Solidário são ministradas em dois locais: na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e no Curso Positivo Batel. O cursinho acontece de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h20 e aos sábados, das 7h30 às 12h.
Além das aulas expositivas, os alunos recebem todo material de apoio, que são confeccionados com a taxa de matrícula. Não há cobrança de mensalidade ou taxa de manutenção.
Por semestre, o Cursinho Solidário atende 100 estudantes. Aqueles aprovados a partir da 101ª posição passam a compor um cadastro de reservas, que pode ser acionado em caso de desistência.
Contato
UTFPR: Av. 7 de Setembro, 3.165 – Rebouças, Curitiba – PR
Positivo: Av. 7 de Setembro, 4.228 – Batel, Curitiba - PR
Facebook: Cursinho Solidário
Site: cursinhosolidario.org.br
E-mail: contato@formacaosolidaria.org.br
Telefone: (41) 3234-2363 ou 9 8839-4314 (Whatsapp)