Topo
pesquisar
Em 10/01/2019 18h18, atualizado em 11/01/2019 17h31

Cursinho Comunitário Feldman (UTFPR)

Cursinhos comunitários

Gratuito, cursinho pré-vestibular é voltado para estudantes de baixa renda que desejam se preparar para as provas do Enem e Vestibulares Por Thaís Dutra
Podem participar apenas estudantes da rede pública ou bolsistas em escolas particulares
Podem participar apenas estudantes da rede pública ou bolsistas em escolas particulares
PUBLICIDADE

Com o objetivo de democratizar o acesso às universidades públicas, o Cursinho Comunitário Feldman foi fundado em 2017 por uma iniciativa do Campus Londrina, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Apenas estudantes da rede pública ou bolsistas de escolas particulares podem concorrer às vagas do cursinho, que é totalmente gratuito. Ao todo, são oferecidas 50 vagas para jovens que desejam se preparar para provas de Vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em busca de uma vaga no ensino superior.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. O link para se inscrever é divulgado na página do Facebook do Cursinho Feldman no final do ano, geralmente no mês de dezembro, para ingresso no início do ano seguinte. Após a inscrição, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 20.

Seleção

A seleção dos estudantes é feita em duas etapas, sendo a primeira uma prova de conhecimentos básicos e gerais e a segunda, de análise da documentação. 

A prova tem 60 questões e não é de caráter eliminatório, mas a análise, sim. Na segunda etapa serão selecionados os estudantes que encaixam no perfil de público-alvo do preparatório, que é para pessoas de baixa renda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em seguida, a coordenação do Cursinho Comunitário Feldman divulga a lista de aprovados e a data para realização das matrículas. Caso não sejam preenchidas todas as vagas, posteriormente é publicada a lista de segunda chamada. Além disso, também há uma lista de espera para que as vagas sejam preenchidas ao longo do ano após alguma eventual desistência.

Matrícula

Para fazer a matrícula, os aprovados devem apresentar documentos de identificação, como Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, CPF; Declaração de matrícula ou de Conclusão do Ensino Médio; foto 3x4 atualizada; e comprovante de residência. No caso de alunos menores de 18 anos, os pais deverão efetuar a matrícula presencialmente à UTFPR. 

As aulas do Cursinho Comunitário Feldman são iniciadas junto com o ano letivo da Universidade, geralmente em março. O horário das aulas é de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 22h30, no Bloco K do campus da UTFPR, em Londrina. Conforme a necessidade dos alunos, ainda são organizados plantões e simulados. 

Cursinho Comunitário Feldman

E-mail: cursinhofeldman@gmail.com
Facebook: facebook.com/cursinhocomunitariofeldman

  • Relacionados
Aulas são realizadas na UEPG Central, de segunda a sexta-feira.
Cursinhos comunitários
Cursinho Popular do DCE da UEPG
São oferecidas 450 vagas por ano, em duas turmas: vespertino e noturno.
Cursinhos comunitários
Cursinho CEPV da UEL
Cursinho atende quase 400 estudantes por ano, em Curitiba e São José dos Pinhais
Cursinhos comunitários
Pré-Vestibular em Ação
Podem participar do Cursinho UEM estudantes do último ano do ensino médio ou que já concluíram.
Cursinhos comunitários
Cursinho UEM
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola