Como manter a calma durante a maratona de provas de janeiro

Em 06/01/2021 16h27 , atualizado em 06/01/2021 16h42 Por Oficina do Estudante

Alfredo Neto é orientador educacional do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante
Alfredo Neto é orientador educacional do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante
Crédito da Imagem: Oficina do Estudante
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Vestibulares encavalados significam maior desgaste físico e mental, portanto, o vestibulando deve ter muito cuidado com todos os aspectos ligados ao seu bem estar e saúde física e mental. Neste sentido, cuidados com a alimentação, hidratação, e, sobretudo, quantidade e qualidade de sono são fundamentais. É durante o sono que o aluno irá recuperar a sua energia física e mental, o que é fundamental para que realize bem todas as provas.

Muitos alunos perguntam se devem ou não estudar entre os vestibulares. A resposta é: depende do psicológico de cada um. Tem aluno que ao estudar entre os vestibulares fica mais tranquilo e seguro. Já outros podem ficar ansiosos e nervosos. Então a resposta é: faça o que for melhor para você. Um detalhe importante é: caso o aluno opte por estudar, deve ser com bastante calma e com uma carga pequena de horas, pois do contrário poderá ficar cansado.

Leia também: Psicólogas dão dicas para manter a saúde mental durante a pandemia

E se der branco?

Branco é resultado de nervosismo e/ou falta de estudo adequado de algum assunto. Na hora da prova, se ocorrer um “branco”, o aluno deverá respirar fundo e pular para a próxima questão. Mas não adianta simplesmente pular a questão, é fundamental respirar fundo, pois a respiração adequada aumentará o fluxo de oxigênio no cérebro e assim proporcionará mais calma. O estado de calma contribuirá com a realização de uma boa prova.

A realização de revisões antes das provas (entre uma prova e outra, e, desde que de forma leve) também pode contribuir com a fixação de conteúdos e a consequente eliminação dos brancos. Tais revisões só devem ser feitas por quem realmente fica mais tranquilo ao fazê-las.

Veja: Dicas para melhorar a memória

Calma

Quem estudou com determinação e afinco ao longo do ano deve ficar tranquilo, pois na maioria das vezes os vestibulares possuem uma certa previsibilidade.

Para mantar a calma neste período é de suma importância a busca de equilíbrio físico e mental. Para conseguir o equilíbrio mencionado, atividades físicas leves, boa alimentação e uma boa noite de sono são fundamentais. O estado de calma também pode vir da realização de atividades prazerosas e que, ao mesmo tempo, possam contribuir com o vestibular, como assistir determinados filmes e documentários que envolvam conteúdos de vestibular. Este artifício só deve ser utilizado por quem consegue relaxar ao realizar este tipo de atividade.

Mais: A importância da atividade física para os estudos

Uma prática que está ganhando muitos adeptos é o Mindfulness (atenção plena). O Mindfulness é uma espécie de “meditação ocidental”, a qual foca em respiração e foco no presente, e que pode funcionar com apenas 5 minutos de dedicação diários. Por focar no presente, contribui com a diminuição/eliminação do estado de ansiedade e assim ajuda a manter a calma.