Dicas sobre os 5 passos gerais para estudar nos Estados Unidos
O primeiro passo é pesquisar entre as opções de faculdades e universidades disponíveis. Confira os demais!
Basicamente, o caminho até uma universidade dos Estados Unidos precisa de cinco grandes passos gerais. Todos eles têm requisitos e especificidades diferentes, portanto, sempre será necessário checar as informações diretamente com as instituições. Mas há sempre aquelas dicas amigas que podem facilitar o seu processo de inscrição – e a sua vida.
Passo 1: Pesquise as suas opções
O primeiro passo para estudar nos Estados Unidos é pesquisar entre as opções de faculdades e universidades disponíveis. Isto deve ocorrer com 12 a 18 meses de antecedência da data que você gostaria de começar o seu curso americano.
Um erro bastante comum é tentar se encaixar nos requisitos de instituições que não têm nada a ver com você ou com o seu perfil. São milhares de opções, com certeza, haverá uma mais adequada para você. Por isso, o caminho inverso seria mais apropriado: achar uma instituição que se encaixe no seu perfil, suas prioridades, objetivos acadêmicos e planos profissionais.
Pense bem: talvez você queira estudar em Harvard. Com certeza, é uma opção bastante ousada e cheia de motivações. No entanto, de 39.041 inscritos, a universidade selecionou apenas 2.106, uma média de 5,4%. Portanto, se você tiver certeza de que tem todos os requisitos necessários para concorrer a uma vaga, não hesite em se inscrever! Mas se por acaso as suas médias no ensino médio não foram as melhores em todas as disciplinas ou a sua proficiência no inglês ainda não está avançada, você poderá encontrar outras universidades excelentes que ficarão muito contentes tendo-o em seu corpo estudantil.
Segundo o site da Education USA, o ideal seria, primeiramente, responder as seguintes perguntas para definir as suas prioridades:
- Por que você quer estudar nos Estados Unidos?
- Onde você melhor se adaptará?
- Quais faculdades e universidades atenderão às suas necessidades?
- Você precisará de assistência financeira?
- Quais são os prazos finais para a inscrição e para a assistência financeira?
- Onde você gostaria de morar nos Estados Unidos?
Com as respostas, você saberá identificar o seu perfil e já poderá afunilar as suas opções.
Passo 2: Organize o seu orçamento
O principal a se ter em mente é que o investimento deve trazer altos retornos. Você precisará fazer um planejamento financeiro minucioso e estudar com cuidado o seu orçamento disponível, não só para pagar pelos estudos como também pelo custo de vida por toda a sua estadia. Outra coisa a se considerar são os serviços de carreira e de planejamento profissional oferecidos pela universidade e também a porcentagem de ex-alunos empregados logo após a graduação, que podem ser um bom indicativo do retorno ao seu investimento.
A escolha da sua universidade nos EUA dependerá do seu orçamento:
- Por qual curso você será capaz de pagar?
- Por quantos meses ou anos?
- A cidade tem um custo de vida acessível?
A localização é muito importante; ela influenciará no preço da acomodação, alimentação, transporte, lazer, etc. E se você precisar de uma ajuda financeira, lembre-se que as universidades costumam ter os mesmos prazos de inscrição para os cursos e para as bolsas de estudo.
Nós demos algumas dicas boas sobre bolsas de estudo aqui e aqui.
Passo 3: Inscreva-se
Mais uma vez: planejamento é tudo! É essencial saber quais são os documentos obrigatórios para a sua universidade, curso, área de estudo e país de origem. Tudo isso leva tempo e você dependerá de outras pessoas e instituições, por isso deve ser feito o quanto antes possível. Por exemplo: alguém terá que escrever a sua carta de referência e a sua escola deverá providenciar o seu histórico escolar... E se eles atrasarem o seu processo e você perder o prazo da inscrição? Nunca é cedo demais para evitar esse tipo de problema.
O processo seletivo nos EUA é longo e detalhado, envolvendo várias etapas com datas diferentes. Você precisa saber de várias coisas:
- As datas disponíveis para prestar o TOEFL ou o IELTS;
- As datas disponíveis para prestar o SAT e o ACT;
- Quantas cartas de referência providenciar;
- Se a universidade exige uma entrevista por telefone ou Skype;
- Se os documentos deverão ser traduzidos para o inglês por um tradutor juramentado;
- Quais os temas permitidos para o seu personal statement;
- Qual é a forma exigida pela Universidade para o recebimento de todos os seus documentos – email, correio ou upload eletrônico?
Estas são só alguns detalhes!
Passo 4: Solicite o seu visto de estudante
Todo brasileiro que quer estudar nos EUA precisa obrigatoriamente de um visto de estudante. E para isso, primeiro ele tem de ser admitido em uma instituição norte-americana para receber os documentos necessários que devem ser apresentados no consulado na hora da entrevista e que comprovam a admissão do estudante.
Uma dica importante para a entrevista é levar sempre todos mesmos os documentos usados para a sua inscrição, desde o seu histórico escolar e cartas de referência até a oferta de vaga recebida pela universidade. Se por acaso o entrevistador pedir por um deles, estarão à mão. Como as entrevistas são curtas, tenha algumas respostas importantes preparadas. É comum que queiram saber:
- Os seus motivos para estudar nos Estados Unidos;
- Como você se manterá financeiramente durante a sua estadia (tenha com você extratos bancários, carta de oferta de bolsa de estudo ou outro documento que comprove a sua situação financeira);
- Quais são os seus planos para quando retornar ao Brasil.
Saiba mais sobre o visto de estudante para os Estados Unidos aqui.
Passo 5: Prepare-se para a viagem
O passo final e mais emocionante é preparar-se para a sua partida! Isto inclui:
- Comprar as suas passagens aéreas;
- Participar de qualquer orientação oferecida pela universidade, normalmente de forma virtual;
- Reunir todos os documentos necessários (aqueles mesmos que você usou para a entrevista do visto, além de passaporte, entre outros adicionais);
- Fazer a sua matrícula na universidade;
- Encontrar a sua acomodação nos EUA;
- Pesquisar sobre a cidade em que você morará;
- Tirar uma carteira de motorista internacional, se necessário;
- Avisar o seu banco brasileiro que você viajará para o exterior, se pretende usar o seu cartão de crédito nos Estados Unidos;
- Comprar dólares;
- Informar-se sobre a abertura de uma conta bancária nos EUA e como tirar o seu Social Security Number;
- Agendar o transporte que a sua universidade oferece no aeroporto, ou então descobrir como pegar um táxi até a sua acomodação.
Este é um passo cheio de pequenas tarefas e detalhes, mas de muita importância para que sua viagem seja tranquila e sem imprevistos.
Visite o site de sua universidade americana para ler todas as dicas adicionais fornecidas por ela. Provavelmente, você deverá adquirir um seguro de saúde e tomar as vacinas obrigatórias para viajar para os EUA.
E lembre-se: aproveite cada segundo!