Topo
pesquisar
Em 17/02/2017 11h29, atualizado em 17/02/2017 11h29

Reforma do ensino médio não provocará mudanças nas duas próximas edições do Enem

Notícias

Declaração é do ministro da Educação, Mendonça Filho. Alterações substanciais devem acontecer em 2019. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

O ministro da Educação Mendonça Filho afirmou que a reforma do ensino médio não provocará uma mudança no conteúdo das duas próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A declaração foi dada nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, logo após a cerimônia de sanção da Lei.

Apesar de considerar “evidente que o Enem tem de se adequar a essa nova realidade”, Mendonça informou que “a mudança mais substancial no formato e no conteúdo do Enem se dará a partir de 2019”.

Segundo estimativas do Ministério da Educação (MEC), daqui dois anos a maioria das escolas brasileiras terá se adequado às mudanças aprovadas. Além disso, as alterações nas próximas edições do maior exame educacional do país também dependem do resultado da consulta pública.

No final de dezembro, a Assessoria de Imprensa do MEC confirmou, em contato realizado pelo Vestibular Brasil Escola, que a publicação do edital do Enem 2017 deveria ser antecipada para fevereiro. Contudo, a expectativa é que a divulgação do documento seja adiada em virtude da prorrogação do prazo da consulta pública até hoje, 17.

Reforma do Ensino Médio

A MP nº 746, de 22 de setembro de 2016,foi aprovada na Câmara dos Deputados, no final do ano passado, e no Senado, no último dia 8. Em resumo, a reforma do ensino médio aumenta a carga horária escolar, com implantação de escolas em tempo integral; divide o ensino médio em Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e cinco áreas específicas; permite que as escolas contratem professores sem diploma em licenciatura para dar aulas em disciplinas da parte técnica e profissionalizante, entre outras mudanças. Saiba mais aqui.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola