Reforma do ensino médio não provocará mudanças nas duas próximas edições do Enem

Declaração é do ministro da Educação, Mendonça Filho. Alterações substanciais devem acontecer em 2019.
Em 17/02/2017 11h29 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ministro da Educação Mendonça Filho afirmou que a reforma do ensino médio não provocará uma mudança no conteúdo das duas próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A declaração foi dada nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, logo após a cerimônia de sanção da Lei.

Apesar de considerar “evidente que o Enem tem de se adequar a essa nova realidade”, Mendonça informou que “a mudança mais substancial no formato e no conteúdo do Enem se dará a partir de 2019”.

Segundo estimativas do Ministério da Educação (MEC), daqui dois anos a maioria das escolas brasileiras terá se adequado às mudanças aprovadas. Além disso, as alterações nas próximas edições do maior exame educacional do país também dependem do resultado da consulta pública.

No final de dezembro, a Assessoria de Imprensa do MEC confirmou, em contato realizado pelo Vestibular Brasil Escola, que a publicação do edital do Enem 2017 deveria ser antecipada para fevereiro. Contudo, a expectativa é que a divulgação do documento seja adiada em virtude da prorrogação do prazo da consulta pública até hoje, 17.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reforma do Ensino Médio

A MP nº 746, de 22 de setembro de 2016,foi aprovada na Câmara dos Deputados, no final do ano passado, e no Senado, no último dia 8. Em resumo, a reforma do ensino médio aumenta a carga horária escolar, com implantação de escolas em tempo integral; divide o ensino médio em Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e cinco áreas específicas; permite que as escolas contratem professores sem diploma em licenciatura para dar aulas em disciplinas da parte técnica e profissionalizante, entre outras mudanças. Saiba mais aqui.


Relacionados

Edital do Enem 2017 não deve sair em fevereiro
Em contato realizado pelo Vestibular Brasil Escola, o Inep informou que a publicação do edital do Enem 2017 não deve ser antecipada para este mês.
Notícias
Enem 2017 receberá inscrições entre os dias 8 e 19 de maio
Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, MEC e Inep anunciam resultado da consulta pública e datas do Enem 2017. Confira!
Notícias
Enem 2017: publicação do edital deve ser antecipada para fevereiro
A Assessoria de Imprensa do MEC confirmou ao Vestibular Brasil Escola que o Inep prevê a publicação do edital do Enem 2017 para fevereiro.
Notícias
Enem deve mudar em 2024 com o Novo Ensino Médio
O MEC apresentou o cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio. A estimativa é mudar o formato do Enem a partir de 2024.
Notícias
Enem vai deixar de ser usado para Certificação do Ensino Médio
O Enem não poderá ser usado como forma de obter o Certificado do Ensino Médio. Informação foi dada pelo MEC hoje (17). A medida valerá já este ano.
Notícias
Enem: Inep abre Consulta Pública para avaliar possíveis mudanças no exame
O Inep abriu hoje (18) a Consulta Pública para avaliar possíveis mudanças no exame. A pesquisa pode ser respondida até 10 de fevereiro.
Notícias
Novo Enem deve ser criado até 2020
O Enem deve mudar até 2010 para se adaptar ao novo ensino médio. A informação é da secretária executiva do Ministério da Educação (MEC).
Notícias
Novo modelo do Enem poderá ser apresentado este ano
Um novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser apresentado ainda este ano, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares. O modelo dependerá, no entanto, da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. O Enem precisa mudar, disse o ministro.
Notícias