Novo Enem deve ser criado até 2020

Conteúdo do Enem deverá ser adaptado à reforma do ensino médio, aprovada ano passado.
Em 02/02/2018 12h15 , atualizado em 02/02/2018 12h23 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: INEP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), maior prova do Brasil, deve ser reformulado até 2020. A informação é da secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães.

A intenção do MEC é adaptar o Enem ao Novo Ensino Médio, aprovado no ano passado. “Isso vai precisar ser muito discutido. Parte da avaliação abordará aquilo que compõe a base comum do ensino médio, e parte do exame, a parte flexível, abordando tanto itinerário técnico quanto o itinerário formativo”, afirmou Maria Helena.

Nenhuma mudança foi anunciada ainda, mas a secretária executiva adiantou que o objetivo é que a formação dos estudantes seja mais fluida e as disciplinas mais integradas. “É possível ter itinerário formativo que aborde conhecimento de história, arte e matemática. Por que não?” - completou.

O novo Enem deverá ser discutido em um seminário que o MEC realizará ainda em fevereiro com entidades privadas e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Além do Enem, o seminário debaterá a proposta de base nacional para o ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Novo Ensino Médio

A reforma do ensino médio aumenta a carga horária escolar, com implantação de escolas em tempo integral, divide o ensino médio em Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e cinco áreas específicas, permite que as escolas contratem professores sem diploma em licenciatura para dar aulas em disciplinas da parte técnica e profissionalizante, entre outras mudanças.

Veja o que mudou no ensino médio

O novo ensino médio será dividido em duas partes, cujos conteúdos serão ensinados paralelamente. A maior parte, 60% da carga horária, será formada pela BNCC. A carga horária restante (40%) será composta pelas áreas específicas: 

- Linguagens e suas Tecnologias;
- Ciência da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Formação Técnica e Profissional.

A nova versão da BNCC será encaminhada para análise do Conselho Nacional de Educação (CNE) em março. Ela foi discutida durante um ano pelo Consed e a União Nacional de Dirigentes da Educação (Undime).

*com informações da Agência Brasil


Relacionados

A polêmica do novo ensino médio
Medida Provisória do novo ensino médio causou uma série de debates entre estudantes, professores e demais profissionais da educação.
Blog do Vestibular
Aluna brasileira no Reino Unido explica as diferenças do ensino médio britânico
Confira as principais diferenças de se cursar o colegial no Brasil e no Reino Unido e como é o processo de seleção universitária no exterior.
Estudar no Exterior
Enem e vestibulares devem se adequar ao Novo Ensino Médio
O Enem e vestibulares devem se adequar ao Novo Ensino Médio. Conteúdos das provas e exigências sofrerão mudanças nos próximos anos.
Notícias
Enem vai deixar de ser usado para Certificação do Ensino Médio
O Enem não poderá ser usado como forma de obter o Certificado do Ensino Médio. Informação foi dada pelo MEC hoje (17). A medida valerá já este ano.
Notícias
IFRS inscreve para Vestibular 2018/1 via Enem
IFRS recebe inscrições até o dia 20 de fevereiro para Vestibular Complementar 2018/1 por meio das notas do Enem a partir de 2012. 
Notícias
Inscrições abertas para o Vestibular 2018 via Enem da Unisinos para Medicina
A Unisinos está com inscrições abertas para seu Vestibular 2018 para o curso de Medicina via Enem. O prazo termina no dia 18 de fevereiro.
Notícias
ProUni 2018/1: inscrições estão abertas com recorde de bolsas
As inscrições para o ProUni 2018/1 estão abertas e seguem até o dia 9. Serão mais de 240 mil bolsas, um recorde.
Notícias
Reforma do ensino médio não provocará mudanças nas duas próximas edições do Enem
O ministro da Educação Mendonça Filho afirmou que a reforma do ensino médio não provocará uma mudança no conteúdo das duas próximas edições do Enem.
Notícias