Segue aberta, até as 23h59 de 17 de fevereiro, a Consulta Pública sobre mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo teve início em 18 de janeiro e seria encerrado hoje, 10, mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação em virtude da grande participação popular.
Acesse a página da Consulta Pública
Saiba mais: Enem terá mudanças já nas próximas edições
Até a manhã de ontem, 9, o sistema havia recebido 414 mil sugestões. O objetivo do MEC é aperfeiçoar o Exame e adequá-lo à reforma do ensino médio, prevista na Medida Provisória 746/2016.
A Consulta Pública
Podem participar estudantes, educadores, pesquisadores e especialistas de todo o país. Os interessados deverão indicar endereço de e-mail, nome completo e CPF para ter acesso ao formulário, composto por quatro questões.
Por meio da plataforma, a sociedade pode opinar se prefere manter o formato atual de dois dias de aplicação das provas ou substitui-lo por um único dia, onde os participantes terão 5h30 para responder até 100 questões e produzir uma redação.
Também é possível indicar o dia da semana de preferência, caso o Exame continue sendo aplicado em dois dias: aplicação no domingo e na segunda-feira, sendo esta feriado escolar; aplicação em dois domingos seguidos; ou manter o formato atual (sábado e domingo).
Por fim, os participantes podem optar ou não pela aplicação do Enem em computador e deixar sugestões que visem seu aprimoramento em um texto com no máximo 300 caracteres. O sistema também envia uma cópia das respostas para o e-mail fornecido para os que indicarem esta opção.
Mudanças
Em março de 2015, o MEC realizou uma consulta pública, mas era sobre a possibilidade do Enem ser digital. A expectativa é que parte das mudanças definidas na consulta pública já sejam apresentadas no edital do Enem 2017, cuja publicação está prevista para o mês de fevereiro. Por outro lado, algumas devem ficar para a edição de 2018.