Topo
pesquisar
Em 03/12/2007 06h34, atualizado em 24/03/2016 12h09

Espaço para estudo

Dicas

Vestibulandos precisam se preocupar com o ambiente de estudo e detalhes como iluminação e ventilação. Por Marla Rodrigues
PUBLICIDADE

Estudar tanta matéria, estar apto a resolver questões e desenvolver uma boa redação não é fácil. É mesmo muita coisa pra uma pessoa só, mas como não há outro meio de passar no vestibular, o jeito é arregaçar as mangas e preparar o local que vai te ajudar a manter a concentração para um estudo aproveitável.

A primeira coisa a fazer é se convencer de que estudar na última hora não dá resultado pra ninguém. Por esse motivo, prepare-se para passar os três anos do ensino médio no pique total. É preciso reservar 3 ou 4 horas diárias de estudo, sem contar o tempo que você passa na escola ou cursinho. Essas horas em casa devem ser passadas em um local apropriado para que você aproveite bem a matéria que vai fixar.

Ambiente

Evite os ruídos alheios à sua concentração. Prefira um local silencioso, sem televisão, telefone, rádio e computador. Quando a concentração é baixa, a memória não consegue apreender as informações necessárias para afixar a matéria. Mas se você é daqueles que não consegue estudar sem música, prefira aquelas que não desviam a atenção, como as que têm letras e alterações bruscas de som. Opte por sons instrumentais leves.

Conserve o espaço organizado e preencha com livros, cadernos e anotações, e mantenha os aperitivos, como salgadinhos, bolachas, doces e lanches, bem longe de sua vista.

Iluminação

A iluminação é essencial para tornar as horas do estudo agradáveis. Um local bem iluminado ajuda a manter a concentração, tira o sono e faz bem para as vistas. Uma luz fraca pode causar danos visuais, provocando sono e dores de cabeça. O ideal é ter uma luminária com lâmpada de luz branca, com potência de, no mínimo, 60W.

Pesquisadores da University of British Columbia (UBC) avaliaram que as cores quentes prendem a atenção. Se você precisa de criatividade para resolver alguma questão, o ideal são as cores frias. Os mesmos pesquisadores descobriram que o azul, verde e lilás diminuem a tensão, o que facilita na hora de encontrar soluções para problemas matemáticos, por exemplo.

Ventilação

Um local bem ventilado, além de ser saudável, evita o cansaço mental precoce. No caso de ar seco, mantenha um balde com água perto de você e se for úmido providencie um desumidificador de ar, fácil de encontrar em qualquer supermercado grande.

Mas de nada adiantam todas essas mudanças se na hora de pegar firme nos livros você não se organizar com eles. Sistematize as horas que devem ser usadas em cada disciplina, deixando uma parte maior para aquelas em que você tem maior dificuldade. Organize-se e o seu estudo vai render muito mais.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola