Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul

Por Marla Rodrigues

Projeto da Reitoria
Projeto da Reitoria
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Atualizado Por Letícia Oliveira

Em 07 de julho de 1917, data em que se comemora o aniversário de Pelotas, foi criada e construída, por meio de doações da comunidade, a Escola de Artes e Officios da cidade. Em 1940 o prédio foi demolido em razão da construção de nova sede, chamada então de Escola Técnica de Pelotas. O primeiro curso técnico data de 1953 e foi Construção de Máquinas e Motores, origem do atual curso de Mecânica Industrial.

Em 1959 passa a ser autarquia federal e em 1965 recebe o nome de Escola Técnica Federal de Pelotas. Em 1996 dá início à implantação de campi descentralizados no Rio Grande do Sul. Em 1999 passa a chamar-se Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Sul e desde dezembro de 2008 é denominado Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Campus Bagé: Avenida Leonel de Moura Brizola, 2.501, Bairro Pedras Brancas Bagé/RS.

Campus Camaquã: Rua Ana Gonçalves da Silva, 901, Bairro Olaria - Camaquã/RS. Telefone: (51) 3671-2017.

Campus Charqueadas: Rua General Balbão, 81, Centro - Charqueadas/RS. Telefone: (51) 3658-3775.

Campus Passo Fundo: Estrada Perimetral Leste, 150, Passo Fundo/RS. Telefone: (54) 3311-2916.

Campus Pelotas: Praça Vinte de Setembro, 455, Centro - Pelotas/RS. Telefone: (53) 2123-1000.

Campus Pelotas - Visconde da Graça: Av. Ildelfonso Simões Lopes, 2791, Bairro Arco Íris - Pelotas/RS. Telefone: (53) 3277-6700.

Campus Sapucaia do Sul: Avenida Copacabana, 100, Piratini - Sapucaia do Sul/ RS. Telefone: (51) 3452-9200.

Campus Venâncio Aires: Avenida das Indústrias, 1865 - Bairro Universitário - Venâncio Aires/RS. Telefone (51) 3793-4200

Campus Santana do Livramento: Rua Paul Harris, 410 · Centro · Sant'Ana do Livramento/RS. Fone: (55) 3242-9090 

Cursos Ministrados

Bagé: Agropecuária, Informática, Agroindústria e Informática para internet.

Campus Camaquã: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Infraestrutura Escolar, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar. 

Campus Charqueadas: Informática, Mecatrônica, Eletroeletrônica, Fabricação Mecânica, Sistemas para Internet e Educação e Contemporaneidade. 

Passo Fundo: Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica eTecnologia em Sistemas para Internet

Pelotas
Cursos Técnicos: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico de Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações, Técnico em Infraestrutura Escolar, Técnico em Mecânica, Técnico em Multimeios Didáticos, Técnico em Química, Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Telecomunicações.
Cursos de Graduação: Licenciatura em Computação, Bacharelado em Design, Bacharelado em Engenharia Elétrica,Tecnologia em Saneamento Ambienta e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pelotas-Visconde da Graça
Cursos Técnicos: Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Fruticultura, Técnico em Vestuário
Cursos de Graduação: Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia. 

Santana do Livramento: Controle Ambiental, Eletroeletrônica, Energia Renovável, Informatica para Internet e Logística. 

Sapucaia do Sul
Cursos Tecnicos: Eventos, Informática, Plásticos e Administração. 
Cursos Superiores: Engenharia Mecânica, Técnologo em Gestão da Produção Industrial e Técnologo em Fabricação Mecânica

Venâncio Aires: Eletromecânica, Refrigeração, Informática e Manutenção e Suporte em Informática.

Ensino a Distância

O IFSul não oferece cursos de graduação a distância (EaD), apenas técnicos. Site: ead.ifsul.edu.br

Vestibular

É realizado duas vezes ao ano, o Vestibular de Verão e o de Inverno. As provas para o Ensino Superior ocorrem em dois dias consecutivos, com duração de 4 horas cada uma e possui 80 questões de disciplinas do Ensino Médio e ainda uma redação.

As provas para os cursos técnicos ocorrem de duas maneiras diferentes, de acordo com o curso escolhido. Em uma delas a prova ocorre num único dia em dois turnos de 3 horas cada. No turno da manhã são 20 questões de Matemática e 10 de Geografia e no turno da tarde, 20 de Português e 10 de História. Para os cursos de ensino subsequente, a prova tem duração de 3 horas onde são avaliados os conhecimentos em Português, Matemática, Física e Química em dez questões de cada disciplina.

Enem

O IFSul adota também o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de seleção. Metade das vagas é reservada para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cotas

O IFSul reserva metade das vagas de cada curso para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.

Site
www.ifsul.edu.br