Começa neste domingo, 15 de janeiro, a aplicação das provas da segunda fase do Vestibular 2017 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dos 73.489 inscritos, 67.143 fizeram a prova da primeira fase e 15.390 foram convocados para esta etapa, que acontece das 13h às 17h.
Leia: Estudantes se preparam para a 2ª fase dos vestibulares da Fuvest e Unicamp
A seleção segue até terça-feira, 17, nas cidades de Bauru, Brasília, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Hoje, os vestibulandos responderão seis questões dissertativas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e produzirão a redação, composta por duas propostas de textos. Os outros dois dias serão destinados às provas de Geografia, História, Matemática, Biologia, Química e Física.
Orientações
A prova terá início as 13h, mas os participantes deverão se apresentar com, pelo menos, uma hora de antecedência portando original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha.
Eles também deverão levar uma foto 3x4 tirada em 2016 ou 2017, com nome e número de inscrição anotados no verso. Régua transparente e compasso são permitidos, bem como água, sucos, doces e uso de bermudas e vestimentas leves.
Por outro lado, o aparelho celular deverá ser desligado e guardado nas embalagens fornecidas pela Comvest e relógios poderão ser utilizados, desde que fiquem no chão, ao lado da carteira. Já corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu e objetos similares são proibidos.
Vestibular
Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão submetidos, ainda, às provas de Habilidades Específicas. Esta etapa acontecerá entre os dias 23 e 26 de janeiro, somente em Campinas. Para Música, o THE foi realizado no mês de outubro.
Já a primeira fase foi realizada no dia 20 de novembro, em 29 municípios de São Paulo e em Brasília, e constituída por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais (confira os gabaritos). A pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pôde ser acrescentada nesta fase.
A divulgação da primeira chamada está prevista para 13 de fevereiro com matrícula não presencial para os dois dias seguintes. A oferta é de 3.330 vagas para 70 cursos de graduação ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba.
Mais informações podem ser obtidas no Manual do Candidato.