Estudantes se preparam para a 2ª fase dos vestibulares da Fuvest e Unicamp

Os dois maiores processos seletivos do país serão realizados nos próximos finais de semana.
Em 05/01/2017 16h29 , atualizado em 05/01/2017 17h38 Por Lorraine Vilela Campos

Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
Crédito da Imagem: Oficina do Estudante
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os maiores vestibulares do Brasil aplicam suas segundas fases nos próximos fins de semana. A Fundação para o Vestibular (Fuvest) conta com provas entre 8 e 10 de janeiro, enquanto a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe a etapa de 15 a 17 deste mês. 

Entre milhares de participantes que disputaram a primeira etapa, composta por perguntas objetivas, mais de 22 mil continuam na disputa do Vestibular 2017 da Fuvest e mais de 15 mil no processo seletivo da Unicamp. Júlia Vieira de Camargo, de 19 anos, e Vitor Cardoso Monzillo, de 18, ajudam a compor este número de estudantes que estão na busca pela tão sonhada vaga nas universidades mais concorridas do país. 


Estudantes se preparam para a segunda fase dos Vestibulares 2017 da Fuvest e Unicamp

Focada na Comunicação, Júlia tenta ingressar em Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP) e também busca uma oportunidade no curso de Midialogia da Unicamp. Aos 19 anos, a estudante considera uma surpresa ter passado para a última fase das duas universidades, mesmo se dedicando bastante e fazendo cursinho há um ano. 

Com identificação para a área de Exatas, Vitor pretende ser engenheiro. Ele foi aprovado para a segunda fase da Unicamp, onde busca uma vaga em Engenharia Mecânica, e na renomada Escola Politécnica de São Paulo (Poli/USP), também com o foco na Engenharia. O estudante de 18 anos fez uma ano de cursinho para se preparar: "Fiquei bastante empolgado em saber que passei e que todo esforço valeu a pena", afirma. 

Preparação

A segunda fase dos vestibulares exige dos estudantes um conhecimento mais específico das áreas que estão ligadas aos cursos para os quais concorrem. O caráter das provas é discursivo e ainda existe a presença da redação. 

Entre a divulgação dos classificados da primeira etapa e as provas da segunda, o tempo para o preparo é relativamente pequeno, o que exige um planejamento e foco. "Nos estudos para a segunda fase eu foquei nas disciplinas específicas do meu curso na USP, que são História e Geografia. Fiquei bem focada nessas matérias para me sair bem e ser um diferencial", destaca Júlia Vieira. 

Os estudantes têm pontos em comum na preparação para a segunda fase da Fuvest e da Unicamp. Júlia e Vitor buscaram responder provas anteriores para conhecer mais sobre os vestibulares, além disso, a revisão de disciplinas em que possuem maior dificuldade é algo que vem sendo feito, no caso dela é a Matemática, já para ele é a Química. 

Com o pouco tempo para os estudos, foi preciso conciliar a diversão dos feriados com a preparação. "Tinha que colocar em mente que a prioridade é a segunda fase, tive que separar um tempo para estudar no fim de ano, apesar das festas", ressalta Vitor. Já Júlia diz que foi prazeroso esse período de dedicação, pois o foco foi nas suas disciplinas preferidas, Geografia e História, e ainda assim conseguiu comemorar o Natal e o Ano Novo normalmente. 

Redação

Uma parte muito temida nos vestibulares é a Redação. A produção textual da Fuvest é diferente da redação pedida pela Unicamp. Por isso, a coordenadora do cursinho Oficina do Estudante, em Campinas/SP, Saray Azenha, recomenda que os estudantes prestem muita atenção no que é cobrado em cada processo seletivo. 

De acordo com a coordenadora, a Fuvest cobra um texto dissertativo e a Unicamp foca em determinados gêneros discursivos, tais como síntese e carta argumentativa. Para ela, a melhor forma de se sair bem na redação é praticar bastante, método que Júlia e Vitor adotaram em seus estudos. 

Outra dica de Saray Azenha é aperfeiçoar o que se aprendeu durante o ano em vez de tentar aprender novos conteúdos. Uma opção é elaborar respostas discursivas para as questões objetivas que foram aplicadas nas primeiras fases dos Vestibulares da Fuvest e da Unicamp.

Fuvest

A segunda fase do Vestibular 2017 da Fuvest começa no próximo domingo, 8 de janeiro, e segue até o dia 10. As provas serão aplicadas nas cidades de São Paulo, Barueri/Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Lorena, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

O primeiro dia será constituído de questões de Português e uma redação. O segundo contará com 16 perguntas de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. O terceiro terá 12 de duas ou três disciplinas específicas aos cursos.  

O resultado da Fuvest será publicado em 2 de fevereiro. O Vestibular 2017 preencherá 8.734 vagas em cursos da USP e outras 120 na graduação de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). 

Unicamp

A Unicamp aplica a sua segunda fase entre 15 e 17 de janeiro. As provas serão realizadas em Bauru, Brasília, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. 

O primeiro dia contará com uma Redação e perguntas discursivas de Língua Portuguesa e Literatura, enquanto o segundo contará com questões de Geografia, História e Matemática. Já o último terá Ciências Biológicas, Química e Física. 

O resultado do Vestibular 2017 da Unicamp será publicado em 13 de fevereiro. A instituição oferece 3.330 vagas em 70 cursos de Campinas, Limeira e Piracicaba. 


Relacionados

Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
2ª fase do Vestibular 2017 da Unicamp chega ao fim nesta terça-feira
A Unicamp conclui hoje, 17 de janeiro, a aplicação das provas da segunda fase do seu Vestibular 2017. Seleção acontece das 13h às 17h.
Notícias
Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
2ª fase do Vestibular 2017 da Unicamp segue com provas de Geografia, História e Matemática
Hoje, 16 de janeiro, os candidatos do Vestibular 2017 da Unicamp passam pelo segundo dia de provas da segunda etapa, das 13h às 17h, em 18 cidades.
Notícias
Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
4ª chamada do Vestibular 2017 da Fuvest é publicada
Foi disponibilizada nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, a lista de aprovados em quarta chamada no Vestibular 2017 da Fuvest. Matrículas no dia 2/3.
Notícias
Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
Confira como foi a segunda fase do Vestibular 2017 da Fuvest
A 2ª fase do Vestibular 2017 da Fuvest foi realizada de 8 a 10 de janeiro. Confira como foram as provas desta edição e o que mais chamou a atenção.
Notícias
Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
Fuvest 2017: primeira fase foi mais cansativa em relação às outras edições
A primeira fase da Fuvest foi mais cansativa em relação às outras edições. Questões contaram com enunciados mais longos nesta etapa.
Notícias
Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
Fuvest divulga notas de corte da primeira fase do Vestibular 2017
A Fuvest divulgou na tarde de hoje (13) as notas de corte da 1ª fase do Vestibular 2017. Convocados para a próxima etapa serão conhecidos em 19/12.
Notícias
Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
Fuvest divulga resultado da primeira fase do Vestibular 2017
Fuvest divulga resultado da primeira fase do Vestibular 2017. Os classificados passam pela próxima etapa entre os dias 8 e 10 de janeiro.
Notícias
Estudantes Júlia de Camargo e Vitor Monzillo farão as provas da Fuvest e Unicamp
Fuvest entra em seu segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2017
A Fuvest entra em seu segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2017. As provas de hoje (9) são voltadas para o eixo-comum do ensino médio.
Notícias