Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022 está com inscrições abertas

Processo seletivo oferece vagas em cursos de graduação de instituições públicas paranaenses para indígenas.
Em 05/04/2022 14h13 , atualizado em 05/04/2022 14h37 Por Lucas Afonso

Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022
Candidatos podem se inscrever gratuitamente pela internet, pelos Correios ou nas universidades.
Crédito da Imagem: Divulgação / Unespar
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022 já podem ser feitas de forma gratuita. O prazo para se inscrever segue aberto até o dia 30 deste mês. O processo seletivo que está em sua 21º edição é realizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em parceria com mais sete instituições de ensino paranaenses.

Inscreva-se!

Os interessados podem se inscrever tanto pela internet quanto pelo envio da documentação pelos Correios ou entrega dos documentos nos campi universitários participantes. É necessário indicar três opções de universidades por ordem de preferência. Veja abaixo os documentos que devem ser preenchidos para efetivar a inscrição:

  • Formulário eletrônico (online) ou a ficha de inscrição (impressa);
  •  Autodeclaração / Carta de Recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato em que conste a sua etnia indígena;
  • Questionário socioeducacional

Para as inscrições feitas com a documentação impressa é necessário que os documentos sejam entregues dentro de um envelope lacrado indicando XXI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná – Edital nº. 03/2022-CCCV/UNESPAR – Nome do/da Candidato/a. A relação do endereços e mais informações sobre esse procedimento podem ser acessados neste edital.

Além da Unespar, promovem também o processo seletivo:

  • Universidade Estadual do Norte no Paraná (UENP)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR

Quem pode participar?

Para poder se candidatar a alguma das vagas ofertadas, os candidatos deverão:

  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente 
  • Não possuir ensino superior
  • Autodeclarar-se e ser reconhecido indígena, por meio de documento assinado pelo candidato e pelo cacique da comunidade à qual pertence o candidato, ou por representante da FUNAI no caso específico de candidatos que optarem pela inscrição na UFPR

O vestibular oferta para cada universidade estadual um total de seis vagas suplementares, exclusivas para integrantes das sociedades indígenas brasileiras. Já para a UFPR serão ofertadas dez vagas suplementares. A relação dos cursos e vagas disponíveis está disponível no manual do candidato

Provas

O vestibular respeitará a localização da habitação de cada canditato que esteja participando do processo. Nesse sentido, estarão disponíveis locais de aplicação que estejam próximos às comunidades indígenas do estado do Paraná. Para candidatos que não residem no Paraná, as provas serão aplicadas em Curitiba. A relação desses locais pode ser acessada no item 6 deste edital

As provas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • Domingo, 12 de junho: Prova Oral.
    • Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
  • Segunda-feira, 13 de junho: Prova de Conhecimento Geral e Redação.
    • Horário: das 13h30 às 18h30.

A prova oral terá duração de até 15 minutos por candidato e será gravada para comprovação. A Prova de Conhecimento Geral contará com 40 questões objetivas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (interpretação textual); Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang); Biologia, Física, Química, História, Geografia e Matemática.

A Unespar disponibilizará transporte e refeições para os candidatos que tiverem a inscrição homologada. 

A realização das provas obedecerá os protocolos de biosseguranças recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em prevenção à Covid-19.

A divulgação do resultado será feita no dia 1º de julho. Os procedimentos e datas para as matrículas deverão ser divulgadas por cada universidade participante no processo. 

Saiba mais informações no edital do processo ou no manual do candidato