UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste)

Por Gabriele Pires Alves

Guarapuava
Guarapuava
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A UNICENTRO nasceu em 1990 da fusão de duas faculdades públicas do estado do Paraná, a FAFIG, de Guarapuava, e a FECLI, de Irati. Seu reconhecimento como Universidade, porém, se deu somente em 1997. Sua região de abrangência é de 50 municípios.

Campus Santa Cruz: Rua Salvatore Renna - Padre Salvador, 875, Santa Cruz - Guarapuava/PR. Telefone: (42) 3621-1000.

Campus CEDETEG: Rua Camargo Varela de Sá, 03, Vila Carli - Guarapuava/PR. Telefone: (42) 3629-8100.

Campus de Irati: PR 153, Km 07, Riozinho - Irati/PR. Telefone: (42) 3421-3000.

Campus Avançado de Chopinzinho: Rua Frei Everaldo, 93, Centro - Chopinzinho/PR. Telefone: (46) 3242-3522.

Campus Avançado de Laranjeiras do Sul: Rua 7 de Setembro, 1.710, Centro - Laranjeiras do Sul/PR. Telefone: (42) 3635-2440.

Campus Avançado de Pitanga: Rua Osvaldo Aranha, 251, Centro - Pitanga/PR. Telefone: (42) 3646-1461.

Campus Avançado de Prudentópolis: Rua Domingos Luiz Oliveira, 205, Centro - Prudentópolis/PR. Telefone: (42) 3446-1588.

Cursos Ministrados

Campus Santa Cruz: Administração, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Matemática, Arte, Educação, Filosofia, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, História, Letras - Português e suas Literaturas, Letras - Inglês e suas Literaturas, Pedagogia, Secretariado Executivo, Serviço Social.

Campus CEDETEG: Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, Medicina Veterinária, Nutrição.

Campus Irati: Administração, Ciências Contábeis, Ciências - Licenciatura Plena, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras (Português, Inglês ou Espanhol), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Turismo.

Campus Avançado de Chopinzinho: Ciências Contábeis, Pedagogia - Docência e Gestão Educacional.

Campus Avançado de Laranjeiras do Sul: Administração, Ciências Contábeis, Letras, Pedagogia.

Campus Avançado de Pitanga: Administração, Ciências Contábeis, História, Pedagogia.

Campus Avançado de Prudentópolis: Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Letras, Pedagogia.

Ensino a Distância

Artes, Administração Pública, Ciências Biológicas, História, Pedagogia.

Site: www.unicentro.br/nead

Vestibular

Há duas seleções para ingresso de novos alunos: o Vestibular de Inverno e de Verão, ambos divididos em duas fases, em dois dias consecutivos. Na primeira etapa, os candidatos de todos os cursos têm quatro horas para elaborar uma redação e responder às provas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. Na segunda fase, os candidatos são separados em 11 grupos, de acordo com a afinidade dos cursos e têm, também, quatro horas para resolver as questões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir de 2015 esses vestibulares irão preencher 40% das vagas da Unicentro.

Avaliação Seriada

O Programa de Avaliação Continuada (PAC) incide sobre os conteúdos de cada uma das séries do Ensino Médio, mediante a aplicação de provas anuais, designadas, respectivamente, PAC I, PAC II e PAC III. As provas são realizadas desde 2009 em um único turno, com duração de quatro horas.

Atualmente, o número de vagas ofertadas pelo PAC é de 20% do total das carteiras anuais de cada curso, turno e local de oferta pela UNICENTRO. A partir de 2015 este percentual cairá para 10%.

Enem

A partir de 2015, ingresso 2016, a Unicentro adotará o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso para metade das vagas. O SiSU é o sistema do Ministério da Educação que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acesso ao ensino superior.

Cotas

O sistema de cotas também sofrerá mudanças a partir de 2015. A Unicentro vai reservar 40% das vagas do SiSU, ou seja, 20% do total, para candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública e que não possuem curso superior. Os candidatos precisam optar por concorrer pelo sistema universal ou por cotas,diferente do que aconteceria anteriormente, quando poderia concorrer pelos dois.

Site
www.unicentro.br