A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entra na segunda fase de seu Vestibular 2022 neste domingo, 9 de janeiro. Às vésperas da etapa que reunirá quase 13 mil candidatos e mais de 1 mil treineiros, a redação é uma prova que gera bastante expectativa em estudantes e professores.
Veja os locais de prova da 2ª fase
A Unicamp costuma abordar temas atuais e de relevância social nas propostas de redação. Por isso, os estudantes podem revisar o que foi notícia recentemente e que pode gerar discussão.
Considerando o perfil da prova da Unicamp, os professores do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas/SP, apostam em temas como:
-
Passaporte da vacina;
-
Aumento da população socialmente vulnerável no Brasil (pessoas de baixa renda);
-
Mudanças no ensino médio e políticas educacionais no Brasil.
Como é a prova?
A Unicamp apresenta duas propostas de redação aos candidatos, que precisam escolher uma. Os vestibulandos podem optar por diferentes gêneros textuais (artigo de opinião, manifesto, crônica, resenha etc) e há material de apoio que serve como ponto de partida.
Conheça os tipos de redação de vestibulares
Apesar de serem propostas distintas, a Unicamp costuma partir de discussões centrais sobre um tema para a redação do Vestibular.
Dicas
Algumas dicas facilitam a realização da redação da Unicamp. Confira:
1 - Leia o enunciado e a coletânea com atenção: é muito importante ler e interpretar o que o enunciado pede e a forma como o tema pode ser abordado na redação, levando em consideração o gênero literário que for mais adequado ao seu estilo.
2 - Faça uma lista dos aspectos da proposta para serem desenvolvidos na redação: a relação das informações auxilia no momento de elencar a ordem de importância dentro do texto e a forma como as ideais serão desenvolvidas.
3 - Releia o texto e revise o rascunho: busque responder à seguinte questão: "esse texto parece ter sido produzido nessas circunstâncias que o enunciado sugeriu?".
4 - Como a redação é uma parte que pode tomar bastante tempo do candidato, o planejamento é muito importante para que a prova não seja feita às pressas. Confira as provas anteriores da Unicamp para conhecer a segunda fase e ter noção de como pode ser a sua programação.
Segunda etapa
A segunda etapa será realizada no próximo domingo e segunda-feira, das 13h às 18h. Além da redação, o primeiro dia terá provas de língua portuguesa e língua inglesa, comuns a todos os cursos, enquanto o segundo será composto por matemática e questões interdisciplinares.
Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão as provas de habilidades específicas de 13 a 15 de janeiro de 2022, apenas em Campinas.
Resultado e Vagas
O resultado do Vestibular 2022 da Unicamp será divulgado em 14 de fevereiro. As matrículas dos calouros serão realizadas entre os dias 15 e 17 seguintes. Outras chamadas estão previstas para 21 e 25 de fevereiro; 8, 11, 18, 23, 28 e 30 de março.
A oferta do Vestibular 2022 é de 2.540 vagas. A universidade adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declarem pretos e pardos. De acordo com o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.
Mais informações pelo site da Unicamp e no Manual do Candidato.