Unicamp publica provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2019

Seleção foi aplicada em 18 de novembro e contou com questões objetivas.
Em 22/11/2018 10h20 , atualizado em 22/11/2018 10h29 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou os gabaritos da primeira fase do Vestibular 2019 nesta quinta-feira, 22 de novembro. As provas compostas por questões objetivas foram aplicadas no último domingo (18).

Confira as provas e gabaritos da Unicamp

A organização informou que uma questão da prova de Matemática foi anulada e a pontuação correspondente foi atribuída a todos os candidatos. Veja os detalhes.

A Unicamp registrou 76.312 inscritos no Vestibular 2019, mas 6.558 candidatos não compareceram. De acordo com a organização da seleção, a Comvest, a abstenção foi menor do que o processo seletivo do último ano, caindo de 9,02% da edição passada para 8,6%. 

Como foram as provas?

As provas foram aplicadas em São Paulo, Campinas, Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos, além de Salvador, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. 

A primeira fase trouxe 90 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), Física, Química, Biologia, Inglês, além das interdisciplinares.

De acordo com o diretor pedagógico do Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, esta primeira fase da Unicamp soube relacionar as questões ao cotidiano dos participantes. "Uma prova que reflete nosso momento histórico, relacionando diretamente conteúdos essenciais do Ensino Médio aos nossos principais desafios políticos e sociais", destaca. 

Célio separou alguns temas e questões importantes da primeira fase da Unicamp:

- O racismo impregnado em nossa linguagem cotidiana (Questão 4, Prova Q)

- Democracia e Fascismo (Questão 34, Prova Q)

- O Regime militar instaurado em 1964 e seu corolário contrário às liberdades básicas (censura, Questão 7, Prova Q) e a crise econômica e social consequência do milagre brasileiro (Questão 80, Prova Q)

- Aquecimento Global - (questões 21 e 56, prova Q): "Sim, a prova, a despeito das opiniões do presidente dos EUA, Donald Trump, considera que a temperatura do planeta vem aumentando, com consequência terríveis para nossos ecossistemas) e a necessidade de uso de biocombustíveis para evitar que toneladas de gases responsáveis pelo aquecimento do planeta cheguem à atmosfera", ressalta Tasinafo.

- Os massacres por motivos étnicos em Mianmar (Questão 31, Prova Q)

- O crescimento da violência no campo, no Brasil, nos últimos anos 3 anos

Próxima Fase

A Unicamp informará a classificação para a segunda fase e os locais de prova no dia 10 de dezembro. A próxima etapa do Vestibular será aplicada de 13 a 15 de janeiro de 2019.

1º dia - Língua Portuguesa e Literatura + Redação
2º dia - Matemática, Geografia e História
3º dia - Física, Ciências Biológicas e Química

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão, ainda, provas de habilidades específicas de 21 a 25 de janeiro, em Campinas/SP. 

Resultados

A primeira chamada do Vestibular da Unicamp será realizada em 11 de fevereiro de 2019. Os calouros serão matriculados até o dia 12 seguinte. 

Outras chamadas serão realizadas nos dias 14, 20 e 27 de fevereiro, 12, 15, 20, 26 e 28 de março.

Vagas

A Unicamp oferece 2.589 vagas para o Vestibular Tradicional, o equivalente a 80% das oportunidades da universidade.

Os cursos mais concorridos foram:

  • Medicina: 330 por vaga
  • Arquitetura e Urbanismo: 102 por vaga
  • Ciências Biológicas: 57,9 por vaga
  • Comunicação Social - Midialogia: 54,5 por vaga
  • Ciência da Computação: 39 por vaga

Mais informações no site da Comvest/Unicamp ou no Edital.