Os 76.312 inscritos no Vestibular 2019 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participarão da primeira fase a partir das 13h deste domingo, 18 de novembro.
É recomendado que os candidatos cheguem aos locais às 12h. Os vestibulandos terão que levar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição, caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente), lápis preto e borracha.
Primeira Etapa
As provas da primeira etapa serão constituídas de 90 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), Física, Química, Biologia, Inglês, além das interdisciplinares.
No estado de São Paulo, as provas serão aplicadas em São Paulo, Campinas, Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Em outros estados, a primeira fase do Vestibular será realizada em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
Segunda Etapa
A Unicamp divulgará os nomes dos classificados na primeira etapa em 10 de dezembro. Os convocados poderão consultar os locais de prova no mesmo dia, assim como as notas de corte.
As provas da segunda etapa serão aplicadas de 13 a 15 de janeiro de 2019:
1º dia - Língua Portuguesa e Literatura + Redação
2º dia - Matemática, Geografia e História
3º dia - Física, Ciências Biológicas e Química
Resultados
Os aprovados em primeira chamada serão conhecidos em 11 de fevereiro. Os convocados serão matriculados no dia 12 seguinte.
Outras chamadas serão realizadas nos dias 14, 20 e 27 de fevereiro, 12, 15, 20, 26 e 28 de março.
Os candidatos podem acessar o cronograma de matrículas completo neste arquivo.
Vagas e Concorrência
A Unicamp tem oferta de 2.589 vagas para o Vestibular Tradicional, o equivalente a 80% das oportunidades da universidade.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será a forma de entrada nos demais 20% das vagas da Unicamp.
Os cursos mais concorridos deste Vestibular são:
- Medicina: 330 por vaga
- Arquitetura e Urbanismo: 102 por vaga
- Ciências Biológicas: 57,9 por vaga
- Comunicação Social - Midialogia: 54,5 por vaga
- Ciência da Computação: 39 por vaga
Veja a concorrência completa do Vestibular da Unicamp
Mais informações no site da Comvest/Unicamp ou no Edital.