Em 27/04/2018 14h43 , atualizado em 27/04/2018 15h17

Unicamp anuncia datas do Vestibular 2019

Notícias

Universidade realizará seleções por provas, pelo Enem e por desempenho em Olimpíadas Científicas. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou na tarde desta sexta-feira, 27 de abril, as datas do Vestibular 2019. A partir desta edição, a instituição terá novas formas de ingresso na universidade e reservará vagas para cotistas.

Veja também: Unicamp aprova cotas e uso do Enem

Além do Vestibular tradicional (segunda maior seleção do país), a universidade terá ingresso pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Processo seletivo exclusivo para indígenas e entrada pelo desempenho obtido em Olimpíadas Científicas. 

O cronograma foi definido em conjunto com universidades como USP/Fuvest, Unesp e ITA. Clique nos links para acessar as datas dos respectivos vestibulares.

Datas

Vestibular Tradicional 2019

Os pedidos de isenção da taxa do Vestibular Tradicional 2019 já estão em andamento e serão recebidos até 21 de maio. Aqui você confere como pedir a gratuidade do valor

Já as inscrições no Vestibular 2019 serão feitas de 1º a 31 de agosto. A primeira fase está prevista para 18 de novembro, enquanto a segunda é esperada para o período entre 13 e 15 de janeiro de 2019. 

Candidatos ao curso de Música farão as provas de habilidades específicas antecipadas em setembro e outubro, em data a ser informada pela Unicamp, enquanto Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão os testes específicos de 21 a 25 de janeiro de 2019. 

Os aprovados no Vestibular 2019 da Unicamp serão conhecidos em 11 de fevereiro de 2019, tendo matrícula não presencial no dia 12 seguinte. 

Demais vestibulares

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • O Vestibular Indígena terá inscrições de 15 de agosto a 14 de setembro. As provas serão aplicadas no dia 2 de dezembro. 
  • Já o ingresso pelo Enem contará com inscrições de 15 de outubro a 14 de novembro. 
  • Participantes que desejarem ser selecionados pelo desempenho em Olimpíadas Científicas terão de 21 de novembro a 10 de janeiro de 2019 para a inscrição. 

As demais datas das novas seleções serão divulgadas posteriormente pela Unicamp. 

Vagas

O Vestibular da Unicamp preencherá 3.340 vagas em cursos superiores de Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia.

O sistema de cotas étnico-raciais reservará 25% das oportunidades da Unicamp para autodeclarados pretos e pardos. As vagas desta modalidade são para todos os cursos de graduação da universidade. 

Já as oportunidades para ingresso via Enem representarão 20% da oferta da Unicamp para 2019. A divisão é a seguinte: 10% para qualquer estudante que tenha feito todo o ensino médio em escola pública; 5% para estudantes da rede pública que sejam declarados pretos ou pardos e 5% para alunos de qualquer tipo de escola que sejam pretos ou pardos. 

Enquanto isso, medalhistas de Olimpíadas Científicas terão direito a 10% das vagas. A universidade informará quais cursos terão oportunidades para essa modalidade. 

Além disso, há o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), o qual viabiliza vagas para os alunos de escolas públicas de Campinas que tenham as melhores notas de suas intituições.

Formas de ingresso na Unicamp - Créditos:Comvest/Unicamp
CLIQUE PARA AMPLIAR

Mais informações no site da Comvest Unicamp.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES