Unicamp anuncia datas do Vestibular 2019

Universidade realizará seleções por provas, pelo Enem e por desempenho em Olimpíadas Científicas.
Em 27/04/2018 14h43 , atualizado em 27/04/2018 15h17 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: unicamp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou na tarde desta sexta-feira, 27 de abril, as datas do Vestibular 2019. A partir desta edição, a instituição terá novas formas de ingresso na universidade e reservará vagas para cotistas.

Veja também: Unicamp aprova cotas e uso do Enem

Além do Vestibular tradicional (segunda maior seleção do país), a universidade terá ingresso pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Processo seletivo exclusivo para indígenas e entrada pelo desempenho obtido em Olimpíadas Científicas. 

O cronograma foi definido em conjunto com universidades como USP/Fuvest, Unesp e ITA. Clique nos links para acessar as datas dos respectivos vestibulares.

Datas

Vestibular Tradicional 2019

Os pedidos de isenção da taxa do Vestibular Tradicional 2019 já estão em andamento e serão recebidos até 21 de maio. Aqui você confere como pedir a gratuidade do valor

Já as inscrições no Vestibular 2019 serão feitas de 1º a 31 de agosto. A primeira fase está prevista para 18 de novembro, enquanto a segunda é esperada para o período entre 13 e 15 de janeiro de 2019. 

Candidatos ao curso de Música farão as provas de habilidades específicas antecipadas em setembro e outubro, em data a ser informada pela Unicamp, enquanto Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão os testes específicos de 21 a 25 de janeiro de 2019. 

Os aprovados no Vestibular 2019 da Unicamp serão conhecidos em 11 de fevereiro de 2019, tendo matrícula não presencial no dia 12 seguinte. 

Demais vestibulares

  • O Vestibular Indígena terá inscrições de 15 de agosto a 14 de setembro. As provas serão aplicadas no dia 2 de dezembro. 
  • Já o ingresso pelo Enem contará com inscrições de 15 de outubro a 14 de novembro. 
  • Participantes que desejarem ser selecionados pelo desempenho em Olimpíadas Científicas terão de 21 de novembro a 10 de janeiro de 2019 para a inscrição. 

As demais datas das novas seleções serão divulgadas posteriormente pela Unicamp. 

Vagas

O Vestibular da Unicamp preencherá 3.340 vagas em cursos superiores de Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia.

O sistema de cotas étnico-raciais reservará 25% das oportunidades da Unicamp para autodeclarados pretos e pardos. As vagas desta modalidade são para todos os cursos de graduação da universidade. 

Já as oportunidades para ingresso via Enem representarão 20% da oferta da Unicamp para 2019. A divisão é a seguinte: 10% para qualquer estudante que tenha feito todo o ensino médio em escola pública; 5% para estudantes da rede pública que sejam declarados pretos ou pardos e 5% para alunos de qualquer tipo de escola que sejam pretos ou pardos. 

Enquanto isso, medalhistas de Olimpíadas Científicas terão direito a 10% das vagas. A universidade informará quais cursos terão oportunidades para essa modalidade. 

Além disso, há o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), o qual viabiliza vagas para os alunos de escolas públicas de Campinas que tenham as melhores notas de suas intituições.

Formas de ingresso na Unicamp - Créditos:Comvest/Unicamp
CLIQUE PARA AMPLIAR

Mais informações no site da Comvest Unicamp.


Relacionados

Fuvest 2019: principais datas do Vestibular já podem ser conferidas
A Fuvest publicou na tarde de hoje (27) as principais datas do Vestibular 2019. Seleção que é responsável pelo preenchimento de vagas na USP terá inscrições em agosto.
Notícias
Fuvest, Unicamp, Unesp e ITA anunciam o cronograma dos Vestibulares 2019
USP, Unicamp, UNESP, Unifesp, ITA, PUC-SP, PUC-Campinas e Mackenzie divulgaram as datas de inscrições e provas dos Vestibulares 2019. Todos os anos elas se reúnem para estabelecer um cronograma unificado, permitindo aos vestibulandos participarem de todas as provas.
Notícias
ITA muda formato das provas e anuncia datas do Vestibular 2019
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciou mudanças para o seu Vestibular 2019. O Exame de Escolaridade, que antes era realizado em etapa única, será divido em duas fases. Veja as datas!
Notícias
Livros para o Vestibular da Fuvest 2019
Veja os livros que serão cobrados no Vestibular 2019 da Fuvest. As obras literárias que são obrigatórias para o vestibular da Fuvest e dicas de estudo.
Fuvest
Unesp define as principais datas do Vestibular 2019
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) liberou as principais datas de seu Vestibular 2019. As inscrições estarão abertas entre os dias 10 de setembro e 8 de outubro de 2018 e as provas da primeira fase acontecem no dia 15 de novembro.
Notícias
Unicamp 2020: lista de obras literárias terá Racionais Mc's
A Unicamp anunciou na tarde de hoje (23) que o Vestibular 2020 será o primeiro a usar música em suas obras literárias. A estreia fica por conta de Racionais Mc's, com Sobrevivendo no Inferno, no gênero Poesia.
Notícias
Unicamp abre pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2019
A Unicamp abriu hoje (20) os pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2019. Candidatos podem pedir a gratuidade da taxa até o dia 21 de maio.
Notícias
Unicamp aprova sistema de cotas no Vestibular e vai oferecer vagas via Enem
A Unicamp aprovou a criação de um sistema de reserva de vagas, além das ações afirmativas existentes. Além disso, será criado um vestibular via Enem.
Notícias