Whatsapp
Em 22/11/2017 09h21 , atualizado em 22/11/2017 09h23

Unicamp aprova sistema de cotas no Vestibular e vai oferecer vagas via Enem

Notícias

As mudanças começam a valer a partir do Vestibular para ingresso em 2019. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

Na última terça-feira, dia 21 de novembro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, aprovou, por meio do Conselho Universitário (Consu), a adoção de um sistema de cotas étnico-raciais. As medidas devem entrar em vigor a partir do Vestibular 2019.

De acordo com a proposta aprovada, serão reservadas 25% das vagas nos cursos de graduação da Unicamp para estudantes autodeclarados pretos e pardos. Além disso, a universidade deve criar um vestibular específico para a comunidade indígena, como já acontece em diversas instituições públicas.

Outras decisões vão alterar algumas regras do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), em vigor desde de 2004. Entre as novidades está a concessão de bônus nas notas do vestibular também aos candidatos que cursaram o Ensino Fundamental II em escola pública. No modelo atual, o PAAIS confere pontuação adicional somente aos candidatos que fizeram o Ensino Médio em escola pública.

Enem

A partir de 2019, a Unicamp também vai realizar um vestibular específico para os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A oferta destas vagas terá um edital próprio e não será pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), como pensado inicialmente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Neste caso, serão preenchidas 668 vagas em cada processo seletivo, o que representa 20% das oportunidades oferecidas pela universidade. Os detalhes, como nota de corte e pesos de disciplinas para classificação serão discutidos posteriormente.

Unicamp 2018

O Vestibular da Unicamp 2018 está em andamento e permanece no mesmo modelo dos anteriores, contando apenas com o PAAIS e Profis como ações afirmativas. 

As provas da primeira fase foram aplicadas no último domingo, dia 19 de novembro, enquanto a segunda etapa é esperada para o período entre 14 e 16 de janeiro de 2018. Mais informações no site da Unicamp

Relacionados
Os candidatos que participaram da primeira fase do Vestibular 2018 da Unicamp já podem conferir os cadernos de questões e os gabaritos das provas.
A Comissão Técnica criada pela UFU para avaliar matrículas de estudantes cotistas, passa exigir foto e vídeo para analisar fenótipo dos estudantes.
UnB criou comissão para apurar denúncias de fraudes que apontam que cerca de 100 estudantes ocupam vagas como cotistas raciais sem se enquadrarem nessa modalidade. 
A Unespar estuda adotar cotas em seu Vestibular e no SiSU. Instituição criou a Comissão de Cotas na última sexta-feira, 11 de maio.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica neste domingo, 19 de novembro, das 13h às 18h, as provas da primeira fase do Vestibular 2018.
A Unicamp anunciou na tarde de hoje (27) as datas do Vestibular 2019 e novas formas de ingresso. Universidade realizará seleções por provas, pelo Enem e por desempenho em Olimpíadas Científicas. A instituição oferece 3.340 vagas para 2019, havendo reserva de vagas para cotistas raciais.
A Unicamp deverá aderir às cotas a partir do Vestibular 2019. Proposta de implementação das ações afirmativas étnicos-raciais foi aprovada ontem (30).
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, a relação de convocados para a segunda fase do Vestibular 2018
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES