UnB investiga 100 casos de fraude em cotas raciais

Instituição abriu comissão de sindicância e Termo de Ajustamento de Conduta para apurar denúncias
Em 29/12/2017 14h33 , atualizado em 29/12/2017 17h14 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de Brasília (UnB) criou comissão para apurar denúncias de fraudes que apontam que cerca de 100 estudantes ocupam vagas como cotistas raciais sem se enquadrarem nessa modalidade. 

Além de realizar essa investigação, a instituição informa que firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a finalidade de estabelecer procedimentos adequados para prevenir, coibir e punir fraudes.

O termo foi firmado, segundo a UnB, para seguir a orientação do Ministério Público Federal (MPF) que, fundamentado em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), orientou para a necessidade de as instituições adotarem procedimentos que inibam possíveis fraudes.

A universidade avisa que, na primeira semana de janeiro, vai realizar reunião sobre o assunto com o MPF, com a comissão que investiga as supostas fraudes e com a banca que organiza os vestibulares da instituição, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Entenda a Lei de Cotas

Regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012, a Lei de Cotas é exclusiva para oriundos da rede pública de ensino e propõe a distribuição da seguinte forma: 50% das vagas para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa e a outra metade para renda acima desse valor. 

Dentro de cada faixa de renda, conforme a Lei de Cotas, há vagas para pretos, pardos e indígenas na mesma proporção do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na região. 

Veja também: Fraudes expõem falhas no sistema de cotas racial

 


Relacionados

Confira resultado do Vestibular Indígena 2018 da UnB
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou na tarde de hoje, 16 de janeiro, a relação de convocados no Vestibular Indígena 2018
Notícias
Fraudes expõem falhas no sistema de cotas racial
Denúncias de fraude no sistema de cotas faz universidades criarem comissões de avaliação da autodeclaração de raça.
Notícias
MPF pede explicação às instituições federais sobre verificação de fraudes nas cotas raciais
Universidades e institutos federais deverão informar ao Ministério Público Federal se adotam comissões para confirmar a veracidade de candidatos autodeclarados pretos e pardos em vestibulares que oferecem vagas para cotistas.
Notícias
UFU: cotistas raciais terão que enviar foto e vídeo para matrícula
A Comissão Técnica criada pela UFU para avaliar matrículas de estudantes cotistas, passa exigir foto e vídeo para analisar fenótipo dos estudantes.
Notícias
UnB abre inscrições para Vestibular 2018 com mais de 2 mil vagas
A UnB abriu nesta quarta-feira, dia 18 de abril, o prazo para inscrições no Vestibular 2018. A expectativa é de que sejam preenchidas 2.105 vagas, em cursos de graduação, ministrados pela universidade. O prazo de inscrição termina no dia 29 de abril.
Notícias
UnB divulga notas finais das questões tipo D da 3ª etapa do PAS 2017
A versão definitiva dos gabaritos do PAS 2017 da UnB está disponível. A lista de aprovados será conhecida no dia 22 de janeiro.
Notícias
Unespar estuda adotar cotas em seu Vestibular e no SiSU
A Unespar estuda adotar cotas em seu Vestibular e no SiSU. Instituição criou a Comissão de Cotas na última sexta-feira, 11 de maio.
Notícias
Unicamp aprova sistema de cotas no Vestibular e vai oferecer vagas via Enem
A Unicamp aprovou a criação de um sistema de reserva de vagas, além das ações afirmativas existentes. Além disso, será criado um vestibular via Enem.
Notícias