Unesp informa medidas de prevenção ao coronavírus para o Vestibular 2021

Vunesp mais que dobrou o número de salas de prova, que terão ocupação máxima de 35%. Primeira fase será no próximo final de semana.
Em 26/01/2021 11h09 , atualizado em 26/01/2021 11h42 Por Adriano Lesme

Crédito da arte: Vunesp
Crédito da arte: Vunesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No próximo final de semana, dias 30 e 31 de janeiro, será realizada a primeira fase do Vestibular 2021 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em meio a pandemia de coronavírus, a aplicação das provas envolverá uma série de medidas de biossegurança.

As salas de prova terão ocupação máxima de 35% com, em média, 15 candidatos e distanciamento de 1,5 metro entre eles. Para isso, a Unesp teve que ampliar em 166% o número de salas em relação ao Vestibular 2020, passando de 1.989 para 5.228 salas.

Todos os locais de provas serão higienizados antes da entrada dos estudantes, incluindo chão, maçanetas, corrimão, interruptores de luz e superfícies de móveis. Nos prédios, haverá pontos para higienização com álcool em gel.

A Unesp também estabeleceu escala de horários para entrada no local de prova, em grupos com intervalo de 30 minutos, para evitar aglomeração. Os candidatos deverão comparecer ao prédio no horário informado na consulta de local de prova, vestindo máscara que cubra o nariz e a boca.

Leia: Unesp informa locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2021

Além do documento de identidade, caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente, os vestibulandos precisam levar uma máscara reserva e um saco plástico para descarte ou acondicionamento do material de proteção.

Os candidatos poderão levar lanche e água. Os fiscais passarão as orientações para que seja feita a hidratação e alimentação durante a prova de forma segura, respeitando o distanciamento.

E se eu estiver com covid?

A Unesp pede que os candidatos com covid-19, com sintomas do coronavírus ou que tiveram contato com pessoa infectada não compareçam ao vestibular. Eles não terão direito à reaplicação, como acontece no Enem, mas poderão solicitar reembolso da taxa de inscrição junto à Vunesp apresentando atestado ou declaração médica.

Saiba quais os sintomas da covid-19

Primeira fase

Em consequência da pandemia de coronavírus, a Unesp alterou o formato do vestibular e, no caso da primeira fase, a aplicação será feita em dois dias (30 e 31 de janeiro) para diminuir o número de candidatos presentes nos locais de aplicação. No dia 30, será a prova para candidatos da área de Biológicas e, no dia 31, para os candidatos de Exatas e Humanas.

A prova de sábado será aplicada para 45.299 candidatos em 199 prédios de 35 cidades, com utilização de 2.916 salas, média de 15,5 candidatos por sala. No domingo, a prova será aplicada para 35.176 candidatos em 167 prédios de 35 cidades, com utilização de 2.312 salas, média de 15,2 vestibulandos por sala.

Veja a concorrência do Vestibular 2021 da Unesp

Todos os mais de 80 mil inscritos no vestibular terão que responder a 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), 30 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 30 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Matemática e Química).

Os portões dos locais de prova serão fechados às 14h e a primeira fase terá uma duração de cinco horas. A partir das 17h os candidatos poderão deixar a sala de prova.

Segunda Fase

A relação de classificados para a segunda fase será liberada no dia 17 de fevereiro. A etapa também foi modificada. Anteriormente, era aplicada em dois dias e contava com questões discursivas. Agora, será realizada somente no dia 28 de fevereiro e os candidatos terão que fazer apenas questões objetivas relativas ao curso escolhido e uma redação.

O resultado do Vestibular 2021 da Unesp será publicado no dia 19 de março, a partir das 10h, e as matrículas serão recebidas até o dia 22. Novas chamadas serão feitas em 24 e 29 de março e 1º de abril. 

Para mais informações acesse o site da Vunesp ou consulte o Manual do Candidato.