Unesp informa locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2021

Etapa será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro. Universidade oferece mais de 7,6 mil vagas.
Em 06/01/2021 16h35 , atualizado em 06/01/2021 16h48 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Unesp
Crédito: Divulgação/Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, foram foi liberada a consulta aos locais de prova da primeira fase do Vestibular 2021 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O processo seletivo recebeu 80.474 inscrições.

Acesse os locais de prova

Em consequência da pandemia de coronavírus, a Unesp alterou o formato do vestibular e, no caso da primeira fase, a aplicação será feita em dois dias (30 e 31 de janeiro) para diminuir o número de candidatos presentes nos locais de aplicação.

No dia 30 será a prova para candidatos da área de Biológicas e, no dia 31, para os candidatos de Exatas e Humanas.

Cidades de Aplicação

Estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Distrito Federal e outros Estados: Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR e Uberlândia/MG.

Informações para a prova

O horário de chegada ocorrerá em grupos com intervalo de 30 minutos para evitar aglomerações, por isso, o candidato deverá chegar rigorosamente no período estabelecido na convocação. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório. Os portões serão fechados às 14h.

Para a realização das provas o candidato deverá levar documento de identificação original com foto, caneta esferográfica com tinta preta, régua transparente, máscaras de proteção facial reserva e saco plástico para acondicionamento e/ou descarte de seu material de proteção utilizado.

  • Primeira Fase

Nesta primeira fase a prova será composta por 90 questões objetivas, sendo 30 questões para cada uma das seguintes áreas: Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).

Segunda Fase

A relação de classificados para a segunda fase será liberada no dia 17 de fevereiro. A etapa também foi modificada. Anteriormente, era aplicada em dois dias e contava com questões discursivas. Agora, será realizada apenas no dia 28 de fevereiro e os candidatos terão apenas questões objetivas relativas ao curso escolhido e uma redação.

Habilidades Específicas (HE)

Os cursos de Arte Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo terão provas de aptidão de 22 de fevereiro a 2 de março. Já os cursos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru farão os testes no dia 7 de março, também presencialmente.

Já as provas de HE dos cursos de Licenciatura em Música e Música (Composição, Regência, Canto Erudito e Instrumentos) do Instituto de Artes de São Paulo serão realizadas de 21 a 24 de fevereiro por meio de atividades on-line.

Vagas e Concorrência

A Unesp está oferecendo 7.630 vagas neste vestibular. Das oportunidades 3.801 são destinadas à ampla concorrência e 3.829 vagas para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

As vagas do sistema são reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dessas vagas, 35% serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas.

Os cursos mais concorridos da seletiva são Medicina, em Botucatu, com 310,7 candidatos por vaga; Psicologia, em Bauru, com 49,8 concorrentes pela vaga; Direito (matutino), em Franca, com 43,8 candidatos por vaga.

Veja a concorrência completa

Veja também: Número de ingressantes negros na Unesp aumentou em 89% na última década

Resultado

A primeira chamada do processo seletivo será liberada no dia 19 de março, a partir das 10h, e as matrículas serão recebidas até o dia 22. Novas chamadas serão feitas em 24 e 29 de março e 1º de abril. 

Para mais informações acesse o Site da Vunesp/Unesp ou consulte o Manual do Candidato.