Provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Unesp estão liberados

Etapa inicial da seleção foi realizada em 30 e 31 de janeiro. Cursos foram distribuídos pelos dois dias.
Em 01/02/2021 08h52 , atualizado em 25/03/2021 12h26 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Divulgação/Unesp
Crédito da Foto: Divulgação/Unesp
Crédito da Imagem: Divulgação/Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já podem ser consultados. A fase inicial da seleção foi realizada em 30 e 31 de janeiro e teve a presença de 67.369 dos 80.476 inscritos. 

Confira as provas e gabaritos da Unesp

Por causa da pandemia de Covid-19, a Unesp dividiu os candidatos em dois dias de provas. Os cursos de Biológicas passaram pela seleção no sábado (30), já o domingo (31) foi reservado aos treineiros e inscritos para Humanas e Exatas. 

De acordo com o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, a Unesp apresentou uma prova atual, bem escrita e contextualizada. A primeira fase foi considerada adequada, justa e equilibrada, cobrando do aluno o que ele estudou no ensino médio. 

A Unesp exigiu do estudante a interpretação de texto, gráficos e demais conteúdos; estar por dentro dos assuntos atuais. Apesar da divisão por áreas, várias questões tiveram interdisciplinaridade, segundo Daniel. 

Para Daniel, os dois dias do Vestibular não tiveram muita diferença entre si, mas as provas de Matemática e História do domingo (dia de exatas e humanas) apresentaram nível um pouco mais difícil do que no sábado (biológicas). 

As provas da primeira etapa do Vestibular da Unesp foram compostas por 90 questões objetivas, sendo 30 questões para cada uma das seguintes áreas: Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).

Segunda Etapa

A Unesp divulgará a lista de classificados para a segunda etapa em 17 de fevereiro. 

As provas da segunda fase serão realizadas em 28 de fevereiro. A etapa será composta por uma redação e questões objetivas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos. 

Habilidades Específicas

Alguns cursos da Unesp contarão com provas de habilidades específicas no Vestibular 2021. Veja o cronograma:

  • 21 a 24 de fevereiro: Licenciatura em Música e Música (Composição, Regência, Canto Erudito e Instrumentos) do Instituto de Artes de São Paulo (provas on-line).
  • 22 de fevereiro a 2 de março: Arte Teatro, Artes Cênicas e Artes Visuais do Instituto de Artes de São Paulo. 
  • 7 de março: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru.

Resultados e Vagas

O resultado do Vestibular 2021 será divulgado pela Unesp em 19 de março, a partir das 10h. 

A Unesp fará outras chamadas do Vestibular 2021 em 24 e 29 de março e 1º de abril. 

A oferta da Unesp é de 7.630 vagas, sendo 3.829 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) - estudantes que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas. Deste percentual de cotistas, 35% são para pretos, pardos e indígenas.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da Vunesp (organizadora do Vestibular).