Unesp divulga concorrência do Vestibular 2019

Mais de 98 mil estudantes se inscreveram para as 7,3 mil vagas oferecidas.
Em 25/10/2018 09h55 , atualizado em 25/10/2018 11h17 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os vestibulandos inscritos no Vestibular 2019 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já podem consultar, na página da organizadora, os locais de provas da primeira fase. O exame está marcado para o dia 15 de novembro, a partir das 14h.

Confira o local de provas

Ao todo, 98.224 estudantes se inscreveram para as 7.365 vagas oferecidas nesta edição, sendo que 1.851 são treineiros. Das graduações disponíveis, Medicina é mais concorrida e registrou 27.698 inscrições para as 90 oportunidades, gerando uma concorrência de 307,8 candidatos por vaga.

Outros cursos que aparecem entre os mais disputados são dos de Psicologia, de Bauru, e Direito (Matutino), de Franca, que registraram concorrência de 53,7 e 53,5 inscritos por vaga, respectivamente. Veja a concorrência completa.

Provas

As avaliações da primeira fase serão aplicadas em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

Segundo o Manual do Candidato, no dia da avaliação, os estudantes devem chegar com antecedência aos locais de provas. O ingresso na sala de aplicação será permitido mediante a apresentação de um documento oficial com foto, caneta de tinta preta e régua transparente.

Nessa etapa as provas serão compostas por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, distribuídas entre as seguintes áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática.

Veja provas e gabaritos de outras edições

Segunda fase 

Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 3 de dezembro, dia em que serão divulgados também os locais de provas da última etapa geral e das provas de habilidades específicas. 

A Unesp aplicará a segunda etapa em 16 e 17 de dezembro. Esta fase será constituída de 36 questões discursivas, também divididas entre as áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de uma redação.

Dica de estudos: como fazer um resumo

Haverá ainda provas de habilidades específicas, marcadas para o dia 9 de dezembro. Esta etapa é exclusiva para os cursos de Arte-Teatro, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Design e Arquitetura e Urbanismo. 

Vagas

Das 7.365 vagas oferecidas neste Vestibular, 3.698 são para estudantes de escolas públicas e serão ocupadas por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Destas, 1.300 vagas são para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). 

As vagas do Vestibular da Unesp são para 173 cursos gratuitos oferecidos pela Unesp em 23 cidades do estado de São Paulo.

Enem

Os candidatos puderam indicar o usar das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para compor a pontuação final da prova de conhecimentos gerais do Vestibular. Esta condição foi optativa e informada no ato da inscrição.

Resultado

O resultado final do Vestibular da Unesp será publicado em 1º de fevereiro. Os aprovados terão que fazer as matrículas virtuais até o dia 4 seguinte. 

Ao todo serão liberadas outras nove convocações nos dias 6, 11, 18, 20, 22, 26 e 28 de fevereiro e 7 e 13 de março de 2019. Mais informações no site da organizadora ou no Manual do Candidato.