Unesp divulga concorrĂȘncia do Vestibular 2019

Mais de 98 mil estudantes se inscreveram para as 7,3 mil vagas oferecidas.

Os vestibulandos inscritos no Vestibular 2019 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já podem consultar, na página da organizadora, os locais de provas da primeira fase. O exame está marcado para o dia 15 de novembro, a partir das 14h.

Confira o local de provas

Ao todo, 98.224 estudantes se inscreveram para as 7.365 vagas oferecidas nesta edição, sendo que 1.851 são treineiros. Das graduações disponíveis, Medicina é mais concorrida e registrou 27.698 inscrições para as 90 oportunidades, gerando uma concorrência de 307,8 candidatos por vaga.

Outros cursos que aparecem entre os mais disputados são dos de Psicologia, de Bauru, e Direito (Matutino), de Franca, que registraram concorrência de 53,7 e 53,5 inscritos por vaga, respectivamente. Veja a concorrência completa.

Provas

As avaliações da primeira fase serão aplicadas em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

Segundo o Manual do Candidato, no dia da avaliação, os estudantes devem chegar com antecedência aos locais de provas. O ingresso na sala de aplicação será permitido mediante a apresentação de um documento oficial com foto, caneta de tinta preta e régua transparente.

Nessa etapa as provas serão compostas por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, distribuídas entre as seguintes áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática.

Veja provas e gabaritos de outras edições

Segunda fase 

Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 3 de dezembro, dia em que serão divulgados também os locais de provas da última etapa geral e das provas de habilidades específicas. 

A Unesp aplicará a segunda etapa em 16 e 17 de dezembro. Esta fase será constituída de 36 questões discursivas, também divididas entre as áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de uma redação.

Dica de estudos: como fazer um resumo

Haverá ainda provas de habilidades específicas, marcadas para o dia 9 de dezembro. Esta etapa é exclusiva para os cursos de Arte-Teatro, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Design e Arquitetura e Urbanismo. 

Vagas

Das 7.365 vagas oferecidas neste Vestibular, 3.698 são para estudantes de escolas públicas e serão ocupadas por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Destas, 1.300 vagas são para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). 

As vagas do Vestibular da Unesp são para 173 cursos gratuitos oferecidos pela Unesp em 23 cidades do estado de São Paulo.

Enem

Os candidatos puderam indicar o usar das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para compor a pontuação final da prova de conhecimentos gerais do Vestibular. Esta condição foi optativa e informada no ato da inscrição.

Resultado

O resultado final do Vestibular da Unesp será publicado em 1º de fevereiro. Os aprovados terão que fazer as matrículas virtuais até o dia 4 seguinte. 

Ao todo serão liberadas outras nove convocações nos dias 6, 11, 18, 20, 22, 26 e 28 de fevereiro e 7 e 13 de março de 2019. Mais informações no site da organizadora ou no Manual do Candidato.


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/unesp-divulga-locais-provas-primeira-fase-vestibular-2019/343705.html