Mais de 7 mil vagas: Unesp encerra inscrições do Vestibular 2019

Das oportunidades oferecidas, 3.698 são reservadas para os estudantes de escolas públicas.
Em 08/10/2018 00h15 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Chegam ao fim nesta segunda-feira, 8 de outubro, as inscrições do Vestibular 2019 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A taxa é de R$ 170.

Faça sua inscrição

Segundo a Unesp, aproximadamente 400 mil alunos do terceiro ano de escolas públicas estaduais de São Paulo (incluindo as Etecs) têm direito ao desconto de 75% na taxa de inscrição. Tais candidatos já podem se inscrever no Vestibular e, para isso, precisam procurar as Secretarias de seus colégios e retirar a senha que será informada no momento do cadastro. O boleto que será gerado é no valor de R$ 42,50. 

Vagas

A Unesp oferece 7.365 vagas neste Vestibular, sendo 3.698 para estudantes de escolas públicas (por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Destas, 1.300 vagas são para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). 

As vagas do Vestibular da Unesp são para 173 cursos gratuitos oferecidos pela Unesp em 23 cidades do estado de São Paulo.

Enem

O candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor a pontuação da prova de conhecimentos gerais do Vestibular.

A opção pelo aproveitamento da nota do Enem precisa ser feita no momento da inscrição.

Vestibular da Unesp

A Unesp divulgará os locais de prova da primeira fase em 25 de outubro. Esta etapa será realizada em 15 de novembro e contará com 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, divididas da seguinte forma: 30 de Linguagens, Códigos e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, química, física e matemática). 

A primeira fase será aplicada em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). 

Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 3 de dezembro, dia em que serão divulgados os locais de prova da última etapa geral e das provas de habilidades específicas. 

A Unesp aplicará a segunda etapa em 16 e 17 de dezembro. Esta fase será constituída de 36 questões discursivas, também divididas entre as áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e uma redação. 

Habilidades Específicas

A Unesp realizará as provas de habilidades específicas em 9 de dezembro. Esta etapa é exclusiva para os cursos de Arte-Teatro, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Artes Visuais, Design e Arquitetura e Urbanismo. 

Resultado

O resultado final do Vestibular da Unesp será publicado em 1º de fevereiro. Os aprovados terão que fazer as matrículas virtuais até o dia 4 seguinte. 

Veja abaixo as datas de todas as chamadas do Vestibular 2019 da Unesp:

  • 1ª chamada: 1º de fevereiro
  • 2ª chamada: 6 de fevereiro
  • 3ª chamada: 11 de fevereiro
  • 4ª chamada: 18 de fevereiro
  • 5ª chamada: 20 de fevereiro
  • 6ª chamada: 22 de fevereiro
  • 7ª chamada: 26 de fevereiro
  • 8ª chamada: 28 de fevereiro
  • 9ª chamada: 7 de março
  • 10ª chamada: 13 de março

Mais informações no Manual do Candidato.