UFSC vai exigir vacina ou teste negativo de covid no Vestibular 2022

Candidatos já podem acessar o local de prova e a concorrência. Provas serão dias 29 e 30 de janeiro.
Em 11/01/2022 15h22 , atualizado em 11/01/2022 15h27 Por Adriano Lesme

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis
Crédito da Imagem: Henrique Almeida/UFSC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 11 de janeiro a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) liberou o comprovante de inscrição com o local de prova do Vestibular 2022 e informou que exigirá dos candidatos comprovante de vacina ou teste negativo de Covid-19.

Consulte aqui o local de prova

A UFSC optou por manter a aplicação de provas presenciais, mas ampliou as medidas de biossegurança por causa do aumento dos casos de coronavírus no estado, principalmente da variante Ômicron.

Para acessar os locais de provas, os candidatos terão que apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo de Covid-19 realizado no máximo 48 horas antes das provas, marcadas para 29 e 30 de janeiro. Segundo levantamento da UFSC, apenas 4,9% dos mais de 18 mil inscritos não haviam vacinado até novembro.

“Se for fazer prova, não saia para eventos com aglomeração e use máscara. Preserve sua saúde para que possa garantir seu acesso à Universidade!” (Maria José Baldessar, presidente da Coperve UFSC)

A instituição também adotará outras medidas de segurança sanitária no vestibular, como:

  • Uso de máscara entre candidatos e aplicadores;

  • Distanciamento entre os candidatos, com ocupação de no máximo 50% da capacidade das salas;

  • Reforço da limpeza dos ambientes;

  • Disponibilização de álcool em gel. 

  • Instalação de postos médicos nos locais de prova.

Leia também: Universidades começam a exigir comprovante de vacina

Provas

As provas do Vestibular 2022 da UFSC serão aplicadas em Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

A UFSC diminuiu de três para dois dias a aplicação de provas, para se adequar a realidade de pandemia. Além disso, as questões discursivas foram excluídas porque demandavam muito tempo de resposta.

Baixe as provas de vestibulares da UFSC

No dia 29 de janeiro, das 14h às 18h, os candidatos responderão 40 questões objetivas e/ou abertas de língua portuguesa e literatura ou libras (12 questões); língua estrangeira (8); matemática (10); e biologia (10).

No segundo dia, 30, os vestibulandos terão das 14h às 19h para elaborar uma redação e responder mais 40 questões de história (7), geografia (7), filosofia (2), sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas, além de física (10) e química (10).

Para as provas será preciso levar o documento de identidade original e com foto, caneta preta (preferencialmente) ou azul e comprovante definitivo de inscrição (opcional). O uso de máscara facial é obrigatório.

Concorrência

A UFSC também divulgou a concorrência do Vestibular 2022. Os cursos mais concorridos sem considerar a divisão por cotas são de Medicina em Florianópolis, com 76,79 candidatos por vaga, e Araranguá, com 57,43. Em seguida estão Psicologia, com 12,79, e Direito matutino e Design, ambos com 10,71 inscritos por vaga.

Acesse a concorrência total

Concorrência entre cotistas

Vagas

A UFSC oferece 4.521 vagas em 102 cursos de graduação, oportunidades disponíveis nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. 

A universidade reserva 2.280 vagas para a Política de Ações de Afirmativas (PAA), cotas que contempla estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, havendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. 

Mais informações pelo site da UFSC e no edital.