Começaram nesta quarta-feira, 11 de setembro, as inscrições do Vestibular Unificado 2020 das Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e da Fronteira Sul (UFFS). Em sua primeira edição, a seleção recebe cadastros até o dia 14 de outubro e a taxa é de R$ 144.
A escolha da universidade (UFSC ou UFFS) e o curso é feito no momento da inscrição no Vestibular Unificado 2020, por isso, os candidatos precisam ficar atentos no momento dos cadastros.
Isenção
O prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2020 vai até o dia 3 de outubro. A gratuidade pode ser solicitada pelos inscritos no CadÚnico ou por candidatos com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa e que estejam no ensino médio (ou já tenham concluído) em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares.
Os isentos serão conhecidos em 9 de outubro. Os candidatos que tiverem os pedidos aceitos estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2020.
Vestibular Unificado
UFSC e UFF anunciaram a realização do Vestibular de modo unificado em julho deste ano. Esta primeira edição é um teste para saber se a seleção conjunta será satisfatória e, caso o resultado seja positivo, este modelo continuará a ser aplicado.
O formato do Vestibular segue os moldes das seleções anteriores aplicadas pela UFSC, o que muda é a ampliação dos locais de prova para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, lugares em que há unidades da UFFS.
Provas
Os candidatos terão acesso ao Cartão de Inscrição com os locais de prova até 22 de novembro. A concorrência do Vestibular também será publicada neste mesmo dia.
O Vestibular Unificado da UFSC com a UFFS será aplicado nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão (SC), Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR).
O Vestibular 2020 será realizado em 7, 8 e 9 de dezembro, das 14h às 18h. O primeiro dia contará com as provas de Primeira Língua, Segunda Língua (Língua Estrangeira), Matemática e Biologia. O segundo terá Ciências Humanas e Sociais, Física e Química. Já o último dia trará quatro questões discursivas e uma Redação.
Os candidatos ao curso de Artes Cênicas terão que participar do Teste de Habilidades Específicas (THE) como etapa do Vestibular 2020. O edital específico ainda será divulgado pela UFSC.
O Vestibular Unificado 2020 ainda não tem data de divulgação do resultado definida. A primeira chamada será publicada no site www.vestibularunificado2020.ufsc.br.
Vagas
O Vestibular Unificado preencherá 70% das vagas disponíveis na UFSC. Já a UFFS destina 30% de suas oportunidades para tal processo seletivo. As duas universidades utilizarão o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento do restante das vagas para 2020 (30% na UFSC e 70% na UFFS).
A UFSC oferece 4.513 vagas no Vestibular 2020, das quais 2.275 são reservadas para os cotistas de escolas públicas. As oportunidades são para Florianópolis, Joinville, Blumenau, Araranguá, Curitibanos,
A UFFS tem oferta de 661 vagas, sendo 577 oportunidades para os cotistas de escolas públicas. Os cursos estão localizados em Chapecó (SC), Cerro Largo (SC), Laranjeiras do Sul (PR), Realeza (PR), Passo Fundo e Erechim (RS).
Mais informações no site do Vestibular Unificado e pelo Edital.