Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

UFFS oferece quase 50 cursos de graduação nas cidades de Chapecó, Cerro Largo, Laranjeiras do Sul, Passo Fundo, Realeza e Erechim.
Por Adriano Lesme

Campus de Chapecó da UFFS / Crédito da Foto: Tadeu Salgado e Cléber Tobias/UFFS
Campus de Chapecó da UFFS / Crédito da Foto: Tadeu Salgado e Cléber Tobias/UFFS
Crédito da Imagem: Tadeu Salgado e Cléber Tobias/UFFS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história da Universidade Federal da Fronteira Sul começa com a criação do Movimento Pró-Universidade Federal, coordenado por instituições dos três Estados da Região Sul do país. O movimento ganhou força quando o Governo Federal se comprometeu a construir novas universidades com o propósito de integração regional e internacional.

Após várias assembleias, o Ministério da Educação (MEC) aprovou, em junho de 2007, a criação de uma universidade federal para o Sul do Brasil (abrangendo o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná). Em dezembro do mesmo ano foi criada a Universidade Federal para Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul (UFMM). Meses depois ela mudou o nome para UFFS.

O primeiro vestibular da UFFS foi realizado no final de 2009, os primeiros alunos ingressaram no início de 2010 e formaram em 2014. Atualmente, a UFFS possui quase 50 cursos de graduação nas cidades de Cerro Largo/RS, Chapecó/SC, Erechim/RS, Laranjeiras do Sul/PR, Passo Fundo/RS e Realeza/PR.

Tópicos deste artigo

Campus da UFFS

Reitoria: Av. Fernando Machado, 108 E, Centro - Chapecó/SC. Telefone: (49) 2049-3100

Campus Chapecó: Rodovia SC 484 - Km 02, Fronteira Sul - Chepecó/SC. Telefone: (49) 2049-2600

Campus Cerro Largo: Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1.580, São Pedro - Cerro Largo/RS. Telefone: (55) 3359-3950

Campus Erechim: ERS 135 - Km 72, 200, Caixa Postal 764 - Erechim/RS. Telefone: (54) 3321-7050

Campus Laranjeiras do Sul: Rodovia BR 158, Km 405 - Laranjeiras do Sul/PR. Telefone: (42) 3635-0000

Campus Passo Fundo: Rua Capitão Araújo, 20, Centro - Passo Fundo/RS. Telefone: (54) 3335-8515

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campus Realeza: Rodovia BR 182, Km 466, Avenida Edmundo Gaievski, 1000 - Realeza/PR. Telefone: (46) 3543-8300

Cursos da UFFS

Chapecó: Administração; Agronomia com ênfase em Agroecologia; Ciências da Computação; Enfermagem; Engenharia Ambiental e Sanitária; Filosofia; História; Geografia; Letras (Português/Espanhol); Matemática; Medicina; Sociologia; Pedagogia;

Cerro Largo: Administração; Agronomia com ênfase em Agroecologia; Ciências Biológicas; Engenharia Ambiental e Sanitária; Letras (Português/Espanhol); Química.

Erechim: Arquitetura e Urbanismo; Agronomia com ênfase em Agroecologia; Ciências Sociais; Engenharia Ambiental e Sanitária; Filosofia; História; Geografia; Interdisciplinar em Ciências da Natureza; Pedagogia.

Laranjeiras do Sul: Agronomia com ênfase em Agroecologia; Ciências Biológicas; Ciências Econômicas; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Interdisciplinar em Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias; Interdisciplinar em Ciências Humanas; Interdisciplinar em Ciências da Natureza; Pedagogia.

Passo Fundo: Medicina

Realeza: Ciências Biológicas; Física; Letras (Português/Espanhol); Nutrição; Medicina Veterinária; Química.

Vestibular

O vestibular da UFFS é realizado juntamente com a UFSC. São oferecidas 30% das vagas dos cursos de graduação. As provas são aplicadas em três dias, geralmente em dezembro.

Enem

A UFFS oferece 70% das vagas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Cotas

As vagas reservadas para candidatos beneficiados pela Lei das Cotas são proporcionais ao percentual de estudantes matriculados no ensino médio na rede pública do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, o que passa de 80% nos três Estados. A UFFS também reserva 5% das vagas para alunos que cursaram parcialmente o ensino médio em colégio público, sendo que 4% incide sobre as vagas reservadas para a Lei das Cotas e 1% sobre as vagas da ampla concorrência.

Sitewww.uffs.edu.br
Facebook: facebook.com/uffsonline
Twitter: @uffsonline 
E-mail: contato@uffs.edu.br