UFSC: inscrições do Vestibular 2021 terminam hoje (4)

Seletiva não terá provas e candidatos serão avaliados pelo Enem e vestibulares anteriores.
Em 04/03/2021 05h00 Por Giullya Franco

Crédito: Henrique Almeida/UFSC
Crédito: Henrique Almeida/UFSC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) encerra nesta quinta-feira, 4 de março, o período de inscrições no Vestibular 2021. Taxa é de R$ 80.

Inscreva-se na UFSC

Quem solicitou a isenção da taxa já pode consultar o resultado. O benefício foi destinado aos inscritos no CadÚnico ou estudantes de escolas públicas e bolsistas integrais de escolas particulares com renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa.

Veja também: UFSC abre inscrições de vagas suplementares para negros

Vestibular 2021

Em consequência do período de pandemia a UFSC alterou o formato da sua seletiva e não vai aplicar provas neste vestibular.

Os candidatos serão selecionados pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares anteriores da UFSC.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o sistema de notas que deseja usar e a instituição disponibilizará uma ferramenta de suporte que permitirá verificar qual o sistema de notas que melhor atendo o candidato.

Quem optar pelo Enem poderá utilizar as notas das edições de 2017 a 2020 e deverá ter nota mínima de 200 pontos na redação e ter obtido, no mínimo, a pontuação correspondente à nota mínima do Enem, acrescida de 10%, em cada uma das disciplinas. Veja a tabela:

Já os estudantes quem escolherem o Enem 2020, a nota para concorrer à classificação será disponibilizada no site do Processo Seletivo da UFSC quando o resultado for liberado pelo Inep. O resultado do Enem 2020 é esperado para o dia 29 de março.

No caso dos candidatos que escolherem utilizar notas dos vestibulares anteriores da UFSC serão aceitas as edições de 2018 a 2020. A nota final do candidato será composta de duas partes: a primeira, baseada no número de acertos das questões, e a segunda, baseada em nova correção das questões discursivas e da redação.

Vagas e Resultado

A UFSC está oferecendo 2.525 vagas, sendo que 1.807 serão preenchidas pela nota do Enem e as outras 718 vagas com utilização da nota de vestibulares. Das vagas, metade é reservada aos estudantes de escolas públicas de acordo com as exigências da Lei de Cotas.

No dia 14 de maio, a universidade deve liberar a lista de aprovados na seletiva e as informações para matrículas.

Distribuição de vagas em 2021

Em dezembro a UFSC informou que a distribuição das vagas de 2021 passariam por alterações por conta da pandemia do coronavírus. Ficou decidido que os candidatos poderiam utilizar quatro formas de seletivas: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), notas do Enem e de vestibulares anteriores da UFSC e um vestibular tradicional. Veja abaixo como será a distribuição:


Para mais informações acesse o Site da UFSC ou consulte o edital.