UFSC prevê Vestibular 2021/2 em setembro e com provas presenciais

Universidade vai diminuir quantidade de dias e questões, além de adotar uma série de medidas de prevenção ao coronavírus.
Em 16/04/2021 13h42 Por Adriano Lesme

Crédito: Henrique Almeida/UFSC
Crédito: Henrique Almeida/UFSC
Crédito da Imagem: Henrique Almeida/UFSC
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se organiza para realizar o Vestibular 2021/2 no mês de setembro e com a aplicação de provas presenciais. Na última quarta-feira, 14, a Câmara de Graduação da UFSC autorizou a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) a preparar o processo seletivo.

Para ingresso no segundo semestre de 2021 a UFSC pretende oferecer 2.050 vagas. Geralmente, o vestibular de meio de ano oferta menos de 500 vagas, mas, devido à pandemia, alguns cursos tiveram o ingresso transferido do primeiro para o segundo semestre.

O Vestibular 2021 do primeiro semestre está oferecendo 2.525 vagas para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares anteriores da UFSC. No caso do Enem, são aceitas as edições de 2017 e 2020. No vestibular, de 2018 a 2020.

Vestibular 2021/2

Para se adequar ao contexto de pandemia, a UFSC vai reduzir de três para dois os dias de provas. As datas escolhidas são 4 e 5 de setembro de 2021 (sábado e domingo).

O primeiro dia de provas terá 40 questões objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira, literatura, matemática e biologia, com quatro horas de duração. No segundo dia, mais 40 questões de história, geografia, filosofia, sociologia, física e química, além de uma redação, com duração de cinco horas.

As questões discursivas foram excluídas com o objetivo de reduzir o tempo de resolução. A Coperve também estuda diminuir o tamanho das questões. Essas mudanças serão válidas somente para esta edição do vestibular.

As obras literárias exigidas para a prova do primeiro dia foram reduzidas de quatro para três. São elas:

  • Cemitério dos Vivos – Lima Barreto
  • De amor e amizade – Clarice Lispector
  • Ânsia eterna – Júlia Lopes de Almeira

Medidas de biossegurança

A realização do Vestibular 2021/2 está condicionada a uma permissão da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da UFSC, que deverá se pronunciar sobre o assunto no início do mês de julho. A proposta da Coperve prevê uma série de medidas para evitar o contágio da covid-19:

  • Uso de máscara por todos os envolvidos (colaboradores e candidatos);
  • Aferição de temperatura corporal na entrada dos locais de prova;
  • Redução do número de candidatos por sala em até 50%;
  • Utilização de espaços com ventilação e circulação facilitada;
  • Treinamento dos colaboradores na prevenção e cuidados com a saúde;
  • Marcação das áreas de prova para promoção do distanciamento social e remodelação de processos de forma a garantir menor manuseio de equipamentos e materiais.

Com a realização do vestibular presencial, a UFSC quer dar uma alternativa de ingresso para os estudantes que não fizeram o Enem 2020, relizado em meio a pandemia.