UFMG anuncia mudanças no sistema de cotas

Instituição vai adotar novas medidas depois de denúncias de fraudes na política de ações afirmativas
Em 26/09/2017 16h37 , atualizado em 26/09/2017 16h50 Por Silvia Tancredi

Crédito da Imagem: UFMG
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou nesta segunda-feira, 25 de setembro, por meio desta nota, que, a partir de 2018, vai adotar novas medidas para aperfeiçoar a política de ações afirmativas. 

A instituição tomou as referidas medidas depois que o jornal Folha de São Paulo divulgou no último domingo (24) que dezenas de alunos brancos estavam ingressando na universidade pelo sistema de cotas. A reportagem destacou o caso de Vinicius Loures, loiro dos olhos claros e que ingressou no curso de Medicina como negro. 

Em entrevista ao jornal O Tempo, de Belo Horizonte, Vinicius fez a seguinte declaração: “vou me “desmatricular” já, estudar e tentar passar de novo, sem fraudar o sistema, que é legítimo. Apesar de ter feito isso, eu não concordo com fraudes nas cotas, nem acho que as cotas não sejam importantes”, afirmou.

Vinícius Loures

A reportagem do jornal Folha também mostrou o caso da estudante Rhuanna Laurent. Ela se pronuciou sobre a acusação em uma rede social, mas depois desativou sua conta. Veja abaixo:

Declaração da estudante Rhuanna

Medidas

Segundo a UFMG, a partir do ano que vem, quando o calouro fizer o registro acadêmico, ele necessariamente terá que preencher a autodeclaração para ingressar na modalidade de vaga para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. 

Ainda conforme explica a instituição, quando o estudante preencher a auto-declaração, ele deverá sinalizar as características que o tornam preto, pardo ou indígena. “Essa medida visa a incentivar a reflexão crítica sobre o pertencimento étnico e as políticas de inclusão para o ensino superior”, afirma a UFMG.

A universidade reforça, ainda, que também vai checar os documentos comprobatórios de estudantes ingressantes na modalidade de vaga para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. Caso o estudante não comprove tais informações, segundo a UFMG, perderá direito ao registro acadêmico. 

Fraudes

Em junho de 2016, o Brasil Escola fez reportagem especial mostrando falhas no sistema de cotas racial e que, por causa de crescimento no número de denúncias, universidades criaram comissões para avaliar a auto-declaração da raça. Veja mais detalhes.


Relacionados

Por suspeita de fraude em cotas, UFMG abre processo contra 34 estudantes
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou que abrirá processo administrativo disciplinar contra 34 estudantes suspeitos de fraudar o sistema de cotas raciais. Entre os estudantes que cancelaram a matrícula está Vinicius Loures, loiro dos olhos claros e que ingressou no curso de Medicina como negro.
Notícias
Pré-vestibular e Enem da UFMG inscreve para 90 vagas gratuitas
Cursinho pré-vestibular e Enem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe inscrições até o dia 19 de novembro para as turmas de 2018.
Notícias
UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
Os campi da UFMG estão localizados em Belo Horizonte e Montes Claros. Vestibular foi extinto e ingresso agora é pelo SiSU.
Universidades
UFMG recebe inscrições para o Vestibular de Habilidades 2018
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas para o Concurso Vestibular 2018 – Habilidades. Elas podem ser feitas até 11/12.
Notícias
UFRGS terá comissão de avaliação de cotas a partir do ingresso de 2018
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou mudanças na sua Política de Ações Afirmativas. Confira!
Notícias
UFU: cotistas raciais terão que enviar foto e vídeo para matrícula
A Comissão Técnica criada pela UFU para avaliar matrículas de estudantes cotistas, passa exigir foto e vídeo para analisar fenótipo dos estudantes.
Notícias
Unesp cria Comissão de Avaliação para evitar fraudes no sistema de cotas
A Unesp anunciou a criação da Comissão de Avaliação para evitar fraudes no sistema de cotas. Serão analisados os candidatos que foram denunciados.
Notícias