UFRGS abre inscrições para Vestibular 2022/2

Candidatos poderão aproveitar notas do Enem e de edições antigas do vestibular da universidade
Em 20/07/2022 10h38 , atualizado em 20/07/2022 11h09 Por Miguel Souza

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Crédito da Imagem: SECOM UFRGS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está com inscrições abertas para o Vestibular Adicional 2022/2. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição. 

Inscrições Vestibular UFRGS 2022/2

Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de agosto, através do site do vestibular. O processo seletivo vai contar com duas formas de ingresso. 

Vestibular

O Vestibular Adicional da UFRGS 2022/2 será feito pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 a 2021 ou das edições de 2018 a 2022 do Vestibular da UFRGS. 

Para aqueles que optarem pelo aproveitamento das notas do Enem será necessário ter tirado nota mínima de 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na redação. Já para as edições anteriores do Vestibular, o requisito é não ter sido eliminado do concurso. 

A escolha das notas obtidas nos dois processos (Enem e Vestibular) será feita pela própria universidade. Os resultados serão ponderados para o curso pretendido.

Vagas

A oferta do processo seletivo é de 560 vagas em 24 cursos de graduação. Deste total, 50% das vagas são reservadas para o sistema de cotas (Lei de Cotas). Dentre a reserva, há ainda recorte de vagas por renda, cotas raciais, estudantes de escola pública e pessoas com deficiência. 

Os cursos com maior número de vagas são Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 65 vagas; Administração Pública e Social, 45; Pedagogia, 40; Biblioteconomia, 38; e Engenharia Metalúrgica e Química com 37 vagas em cada curso.

Além disso, o vestibular ainda oferece vagas para os seguintes cursos

Resultado

A lista preliminar dos classificados tem previsão para ser divulgada até às 17h do dia 16 de agosto. Após sua publicação, os candidatos terão 24h para impor recurso contra o resultado, no site da universidade. 

A resposta do recurso será disponibilizada no próprio processo aberto pelo candidato. O resultado final do processo seletivo será divulgado até às 14h do dia 25 de agosto. 

A matrícula dos aprovados será realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, de forma online. Além disso, os candidatos aprovados pelo sistema de cotas deverão comprovar as condições informadas no ato de inscrição, de acordo com o edital.

Mais informações no edital e site do vestibular