UFPR e UEL anunciam retorno da segunda fase a partir do Vestibular 2023

Instituições paranaenses adaptaram seus processos seletivos devido à pandemia de Covid-19.
Em 05/04/2022 15h33 , atualizado em 05/04/2022 15h40 Por Lucas Afonso

Reitoria da UFPR
Reitoria da Universidade Federal do Paraná em Curitiba.
Crédito da Imagem: Samira Chami Neves / UFPR
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) anunciaram que retomarão a realização de uma segunda fase em seus processos seletivos a partir de 2023.

Vestibular da UFPR

O reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, anunciou em sua rede social, na noite desta segunda-feira, 4 de abril, o retorno da segunda fase do processo seletivo da UFPR.

Ricardo enfatizou que a aplicação do vestibular em uma só fase foi positiva, mas que o formato tradicional com duas fases será retomado. A primeira fase será realizada em outubro de 2022, já a segundo em novembro deste ano.

De acordo com o reitor, a instituição irá retornar ao formato de duas fases, pois há a necessidade de que as "habilidades de leitura e escrita, nas provas específicas e na produção de textos, componham o perfil dos nossos alunos e também os do ensino médio".

Vestibular da UEL

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL já definiu as datas e o formato do Vestibular 2023. As provas serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira aplicada no dia 5 de março de 2023, e a segunda contará com três dias de prova, 2 a 4 de abril. A universidade já definiu também a data de realização da Prova de Habilidade Específica para candidatos ao curso de Música, que será em 4 de dezembro de 2022.

Nos anos de 2021 e 2022, devido à pandemia da Covid-19, o vestibular da UEL foi aplicado em apenas um dia e contou com uma prova com 50 questões e uma redação. A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da instituição avalia que os dois processos foram bem-sucedidos, mantendo características de prova temática e interpretativa. 

De acordo com a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, o retorno para duas fases possibilita com que o candidato "apresente de forma mais datalhada o conhecimento aprendido no ensino médio". Com a definição, a universidade deve fazer um estudo de custos para apresentar o preço de inscrição ao público.

Confira como será a distribuição das provas que serão aplicadas em 2023:

  • 1ª fase: 5 de março
    • 60 questões de Conhecimentos Gerais: Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática.
  • 2ª fase:
    • 2 de abril: Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. 
    • 3 de abril: prova discursiva de Conhecimentos Específicos.
    • 4 de abril: Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

A universidade informou que o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 2 de maio de 2023.


Relacionados

Reitoria da UFPR
Publicado resultado do Vestibular 2022 da Uenp
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) já divulgou o resultado do Vestibular 2022. Pré-matrícula on-line até o dia 4 de maio.
Notícias
Reitoria da UFPR
UEL divulga livros para Vestibular 2023
A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, já publicou a relação de obras literárias que serão cobradas no Vestibular 2023.
Notícias
Reitoria da UFPR
UEL divulga resultado do Vestibular 2022
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou nesta terça-feira, 19 de abril, a relação dos aprovados no Vestibular 2022.
Notícias
Reitoria da UFPR
UEM publica resultado do Vestibular 2021 e 3ª etapa do PAS
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou o resultado do Vestibular 2021 e da 3ª etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2021.
Notícias
Reitoria da UFPR
UFPR 2023: veja as datas do vestibular
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou nesta sexta-feira, 13 de maio, mais informações sobre o Vestibular 2023.
Notícias
Reitoria da UFPR
UFPR amplia cidades de prova Vestibular 2023
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou que vai aumentar de seis para doze o número de cidades onde será realizada a primeira fase do Vestibular 2023.
Notícias
Reitoria da UFPR
Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2022/2
A Universidade Paranaense (Unipar) já abriu inscrições para o Vestibular 2022/2. Os interessados podem se cadastrar até dia 25 de julho. 
Notícias
Reitoria da UFPR
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui um dos vestibulares mais concorridos do sul do Brasil. Saiba mais sobre cursos, cotas e uso do Enem.
Universidades